Ultima atualização 14 de março

Completando 68 anos, Sindseg N/NE deixa sua marca na disseminação da cultura do seguro

Ronaldo Dalcin, presidente da entidade, reforça o papel do Sindicato na representação do setor e das seguradoras no Norte e no Nordeste
sindseg
Ronaldo Dalcin

No dia 15 de março, o Sindseg N/NE (Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste) completará 68 anos de fundação. É inevitável refletir sobre os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas ao longo desse período, principalmente durante a minha atuação como presidente, cargo que ocupo com orgulho desde 2020. Não podemos ignorar o fato de que nosso período inicial de gestão coincidiu com uma das crises mais impactantes da história recente: a pandemia de uma doença até então desconhecida, que assombrou o mundo inteiro.

Assumir a liderança de um sindicato em meio a esse cenário desafiador foi, sem dúvida, uma tarefa monumental. Foi necessário um esforço conjunto e uma rápida adaptação às novas circunstâncias. De um dia para o outro, tivemos que fechar nossos escritórios e estabelecer uma estrutura de trabalho remoto para garantir a segurança de nossos funcionários. O mundo digital tornou-se nossa nova arena de atuação, as famosas transmissões ao vivo vivaram nossas aliadas na busca por continuar promovendo eventos e mantendo o vínculo com nosso público.

Em 2020, começamos a explorar essa nova realidade, realizando uma série de eventos virtuais em parceria com a CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras) e outros sindicatos e organizações. Temas como o papel do corretor na jornada do cliente, desafios do mercado de seguros diante da pandemia, habilidades comportamentais, entre outros assuntos, foram abordados, mostrando nossa capacidade de adaptação e inovação mesmo em tempos difíceis.

O ano de 2021 não foi menos desafiador, mas também foi marcado por importantes avanços. Expandimos nossas parcerias com Sincors e Federações, abordando uma variedade de temas relevantes, como a promoção da diversidade de gênero e a educação financeira, LGPD, Open Insurance e transformação digital. Além disso, conseguimos finalmente formalizar legalmente a atuação do Sindseg N/NE em sua totalidade territorial, abrangendo agora 13 estados nas regiões Norte e Nordeste.

Através dessa ação, o sindicato passou a estar devidamente registrado no CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais), no qual passou a constar a abrangência interestadual e a correta descrição da categoria econômica representada. Até então, o sindicato estava registrado oficialmente apenas o estado de Pernambuco desde a sua criação em 1956. E também nesse mesmo ano, criamos a Comenda Sindseg N/NE para homenagear pessoas que fizeram a diferença no mercado segurador da região.

Em 2022, vislumbramos sinais de que o fim da pandemia estava próximo, o que nos levou a ensaiar o retorno gradual aos eventos presenciais. Estivemos presentes em cerimônias de posses de Sincors, Sindsegs, Federações, da Aconseg e da CNseg. Participamos do Conseg NE (Congresso dos Corretores de Seguros do Nordeste) em João Pessoa/PB, além de eventos com representantes do mercado de Recife/PE, Fortaleza/CE, Teresina/PI, Natal/RN, Maceió/AL e Manaus/AM, fortalecendo nossa presença e conexões em todo o país. Além disso, intensificamos nossa atuação na mídia não especializada em seguros, ampliando nossa visibilidade e promovendo uma maior conscientização sobre a importância do setor para a sociedade.

O ano de 2023, já com o relaxamento das restrições da pandemia, foi marcado por uma série de encontros e eventos regionais, consolidando nossa presença em diversas cidades e estados. Em parceria com a CNseg, promovemos o Encontro Setorial nas regiões Nordeste e Norte, respectivamente em Recife/PE e Belém/PA, que contou com a presença do Dyogo Oliveira, presidente da Confederação, e um público total de cerca de 700 pessoas nas duas edições.

Promovemos encontros com o mercado regional em Teresina/PI, Campina Grande/PB, Porto Velho/RO e São Luís/MA. Estivemos presentes no Congrenorte (Congresso dos Corretores de Seguros da Região Norte); no FIDES, maior evento de seguros da América latina, organizado pela Federação Interamericana de Empresas de Seguros; no Insurtech & Innovation 2023; e no CONEC, maior evento de corretores de seguros do Brasil. Além de eventos organizados pelos Sincors de Belém/PA, Fortaleza/CE, Natal/RN, Teresina/PI e Maceió/AL, Manaus/AM.

Tivemos também a oportunidade de participar da Conversa com o Judiciário em Recife/PE, que contou com a presença do ministro Gurgel de Faria, do Superior Tribunal de Justiça; Carlos Queiroz, diretor técnico da Susep (Superintendência de Seguros Privados); e Késsia Liliana, superintendente do Procon/PB.

No mês de outubro, quando é comemorado o Dia do Corretor de Seguros, foi sancionada a lei que criou a Semana do Seguro na cidade do Recife, que passará a ser comemorada em toda 2ª semana de agosto a começar de 2024. A partir dessa conquista e iniciativa pioneira, incentivamos representantes do mercado de outras capitais, enviando o projeto de lei idealizado pelo Vereador Zé Neto de Recife/PE. A segunda capital a ter uma semana dedicada ao setor foi Natal/RN e seguimos buscando êxito nas demais regiões.

À medida que nos aproximamos do final deste mandato agora em 2024, reafirmamos nosso compromisso em continuar promovendo eventos e ações que contribuam para disseminar a cultura do seguro e fortalecer nosso setor. Os desafios podem ser muitos para a próxima gestão a assumir a liderança, mas nossa determinação e resiliência são ainda maiores. Juntos, somos capazes de superar qualquer obstáculo e construir um futuro mais seguro e próspero para todos.

* Por Ronaldo Dalcin, presidente do Sindseg N/NE

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock