Ultima atualização 22 de março

Educação financeira deve anteceder escolha das apólices

Um erro grave pelo qual muitas pessoas se endividam: a falta de educação financeira. Especialistas afirmam que a importância de conhecimento específico nessa área é tão grande que deveria ser ensinada na escola. Ao chegar na idade adulta, com as despesas cotidianas e o uso desenfreado do cartão de crédito, é notável a falta que esse tipo de informação pode fazer. Com as apólices de seguro não é diferente.

Para contornar esse problema, o mais indicado é correr contra o tempo e não medir esforços em aprender tudo o que for possível sobre o assunto. Hoje em dia é possível contratar um professor, um consultor, investir tempo em leitura especializada ou mesmo assistir a aulas gratuitas disponíveis na internet. Ou seja, não há mais desculpas para não ter instrução nesse tema.

Além de ser essencial para manter as finanças em dia, ela também é importante antes de qualquer tipo de custo, do entretenimento aos itens essenciais da rotina, como a escolha do bairro onde vai morar, a escola das crianças, a escolha das apólices de seguro ou até no momento de procurar os melhores sites de apostas do Brasil. A educação financeira pode e deve fazer parte da sua vida, tome isso como regra.

Um fato que não tem como negar: depois da chegada da maioridade, os boletos chegam. Ter clareza sobre os princípios básicos do assunto não vão tornar uma pessoa milionária da noite para o dia, mas garantem a tranquilidade necessária para saber como (e quando) agir em determinada situação, como em qual tipo de investimento depositar seu dinheiro, qual o tipo de seguro apropriado ao seu atual momento de vida ou como fazer uma reserva de emergência adequada às necessidades e estilo de vida da família.

Aliás, este último tópico rende muitos pontos de atenção, afinal de contas, é preciso que o orçamento contemple a parte mensal do valor que já está comprometida, como gastos como aluguel, contas de água, energia e mercado e, ao mesmo tempo, seja eficaz contra eventos inesperados e imprevistos, como quando o chuveiro queima, o carro quebra ou o pet fica doente.

Quando surge uma situação que exige a contratação de apólices de seguro, é importante ter esse histórico de capacitação para conseguir fazer uma escolha com confiança e atenção. Um corretor de seguros pode ser uma presença importante nesse momento, mas ele pode apenas te indicar as opções. No fim das contas, a tomada de decisão pela apólice A ou B está em suas mãos.

É preciso saber exatamente quais suas necessidades antes de finalmente colocar sua assinatura no papel. Tem cobertura mecânica apenas para carros? E se você tem também uma moto, pode incluir? Há a possibilidade de adicionar mais algum beneficiário nas apólices? Qual a melhor opção pensando no custo X benefício de curto ou longo prazo?

A dica de ouro aqui não é só aprender sobre educação financeira, como também compartilhar esse conhecimento com a família. O ideal é que todos tenham uma conversa franca, explicando suas necessidades pessoais. Juntos, estabeleçam metas claras. Troque a ideia de “guardar dinheiro para uma viagem dos sonhos” por “100 reais por mês para a viagem dos sonhos”. Com uma definição assim, independente de quanto seja possível reservar, já dá até mesmo para anotar na agenda a data tão aguardada. E este é apenas um dos exemplos do que a educação financeira pode fazer. Ela te transforma em um consumidor consciente dos próprios limites, te permite ver as situações com mais clareza, sem agir por impulso, e até a aproveitar melhor os momentos, sem aquele estresse característico de quem está com as contas no vermelho.

Se até hoje você sobreviveu sem essas referências, é provável que já tenha feito alguma escolha financeira não tão boa ou que não foi a melhor opção no momento. Agora que você já sabe o quanto um planejamento estruturado pode ser uma ferramenta para definir prioridades, invista seu tempo para destrinchar esse assunto sempre que possível, e fique pronto para colher os benefícios a longo prazo.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO