Ultima atualização 14 de março

Objetivo é atuar no combate à fraude, diz André Vasco

A Diretoria de Serviços da CNseg possui uma base de dados que gera informações cujo um dos objetivos é o combate à fraude

EXCLUSIVO – André Vasco, diretor de serviços às associadas da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), apresentou a Diretoria de Serviços da entidade, uma divisão que funciona como uma empresa independente. Os serviços oferecidos vão do compartilhamento de informações até a adequação às exigências da Susep. A Diserv é uma área de negócios, com área de relacionamento com os clientes, negócios, produtos, prevenção e combate à fraude e tecnologia, além do marketing e comercial. Para contratar os serviços da Diserv, a seguradora deve ser associada de uma das Federações da CNseg.

“O combate à fraude é uma prioridade e ela deve ser feita na entrada do segurado. O desafio é o que será feito para que ele não entre no sistema”. A Diserv conta com 31 soluções, 148 associadas e 200 milhões de consultas estimadas para 2024. O produto lançado em 2023, consegue apresentar em qualquer cidade do País, quantos veículos estão emplacados no local, a quantidade de carros por tipo, cor, situação policial, sinistrados e recuperados”, reforça Vasco. São dados estatísticos, muito valiosos para as seguradoras.

O serviço de situação do bônus é prestado pela Diserv, através de uma API. Outro serviço é a portabilidade de PGBL, dentro do escopo de produtos. A base de dados de sinistros e apólices fazem parte da empresa.

Outro exemplo de soluções é o compartilhamento de incidentes cibernéticos. “Fazemos uma varredura em tudo que acontece no mundo inteiro, informando qualquer ocorrência para as associadas e sugerindo alterações de segurança, conforme exige a Susep”, informa Vasco. Outros serviços quase obrigatórios são o bloqueio de ligações de telemarketing (exigência do Procon) e a prevenção à lavagem de dinheiro (exigência da Susep).

Em Vida e Previdência, além da portabilidade há a confirmação de morte, para seguros de vida e previdência, ou ainda o vínculo empregatício. “Mas do que olhar o sinistro de um ano atrás, é preciso olhar, como exemplo, se uma pessoa é vinculada a algum CNPJ como empregado”.

No seguro de automóvel, em 2023 foram 54.570.333 de veículos enquadrados, identificados para as seguradoras. “No momento da cotação é possível devolver para as seguradoras todas as informações dos veículos. Em produtos de incidentes cibernéticos, foram feitos 245 alertas para as seguradoras, para que elas pudessem se preparar e não receber o mesmo ataque”.

Em março, será apresentado o Data Lakehouse, que é um único repositório de dados, deixando o uso mais fácil para o mercado, respondendo em milésimos de segundos para a máquina que faz a consulta, para qualquer produto que tenha uma base de dados.

Kelly Lubiato, do Rio de Janeiro
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock