Ultima atualização 30 de novembro

Por que investir em previdência privada com o 13º salário?

A previdência privada é uma forma de planejamento financeiro. Uma vez aplicado, o dinheiro rentabilizará até o momento do resgate, aumentando a renda futura

Para muitos, o sonho da aposentadoria é real. No Brasil, se aposentar leva tempo e a maioria daqueles que conseguem o benefício ainda precisam continuar trabalhando para complementar a renda, inferior à que tinham com salário.

Um estudo recente da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) apontou o crescimento do interesse em “como se manter após parar de trabalhar”. A pesquisa revelou, por exemplo, que quatro em cada dez entrevistados (42%) contam com o INSS quando pensam em se aposentar. Porém, a maioria deles (66%) não sabe quanto irá receber mensalmente. Cerca de 57% dos ouvidos acreditam que vão cortar gastos nessa fase e, para apenas 12%, a fonte de renda após parar de trabalhar será a previdência privada. O cenário mostra o potencial de crescimento que a solução tem para alcançar ainda mais brasileiros, como uma forma segura de manter a independência financeira após tantos anos de contribuição. Uma boa maneira de começar a investir em previdência privada é com o 13º salário.

Criado em 1962, o 13º salário corresponde a um mês de remuneração líquida paga ao colaborador proporcionalmente aos meses trabalhados ao longo do ano. Por se tratar de um benefício, não é contabilizado para despesas fixas do mês e, por isso, é um bom modo de começar a investir, especialmente para aqueles que não costumam ter brechas no orçamento.

A previdência privada é uma forma de planejamento financeiro. Uma vez aplicado, o dinheiro rentabilizará até o momento do resgate, na aposentadoria, aumentando a renda futura. Segundo a analista de previdência da be. smart seguros, Ana Clara Souza, é fácil investir e qualquer um pode fazer, inclusive crianças. “Para começar a investir na previdência privada, é necessário abrir um plano com uma seguradora, em que serão estabelecidas as condições, tributações e valores. As contribuições são alocadas em um fundo, que pode ser multimercado ou renda fixa. Os investimentos podem começar em apenas R$ 100”, explica ela. A analista ainda afirma que, antes do investimento começar, é feito um estudo para prever a reserva financeira futura e a renda a ser proporcionada.

Na be. smart seguros, a realocação do 13º salário é um movimento comum. Em 2022, 40 pessoas aproveitaram o benefício para abrir planos. Hoje, o escritório tem mil investidores na previdência privada. O número representa um aumento de 18,4% em relação ao ano anterior. O movimento acompanha o mercado. Segundo dados da FenaPrevi, em julho de 2023, cerca de 11 milhões de brasileiros possuíam planos, quase 1% acima do registrado somente no mês anterior.

Para Ana Clara, investir o 13º em um plano PGBL é a maior vantagem. “Na próxima declaração do Imposto de Renda, se o cliente estiver enquadrado nas regras para o benefício, o valor aportado pode ser deduzido em até 12% da renda bruta anual tributável do titular do plano de previdência”, destaca a executiva. De acordo com a profissional, o esperado é entregar um rendimento de 7% a 8% ao ano. “Os profissionais responsáveis avaliam o mercado e o perfil do cliente para superar essas metas”.

Investir o 13º é o primeiro passo para a educação financeira. É um investimento a longo prazo que trará mais conforto e segurança em uma época em que estes dois fatores são essenciais.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock