Ultima atualização 06 de outubro

ANS formaliza mais três acordos de cooperação

Parcerias foram firmadas com a Defensoria Pública de São Paulo e com os Tribunais de Justiça da Bahia e do Ceará

ans

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) assinou, nos dias 19 e 27 de setembro e no dia 2 de outubro, mais três acordos de cooperação técnica no âmbito do Programa Parceiros da Cidadania. Os acordos foram firmados com os Tribunais de Justiça da Bahia e do Ceará e com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, totalizando 21 parcerias com órgãos das cinco regiões do Brasil.

Coordenado pela Diretoria de Fiscalização da ANS, o Programa Parceiros da Cidadania busca a integração dos trabalhos desenvolvidos pela ANS e outros órgãos públicos de forma a criar canais de comunicação e intercâmbio de informações técnicas e experiências com vistas à construção de espaços permanentes de discussão e debate, visando conferir maior eficácia na proteção e defesa do consumidor de planos de assistência à saúde.

A diretora de Fiscalização da Agência, Simone Sanches Freire, enfatiza a importância desse tipo de acordo para o consumidor.

“A ação conjunta da ANS com órgãos de defesa do consumidor contribui para a garantia dos direitos dos usuários de planos de saúde no país e também para a redução da judicialização no setor de saúde suplementar. Além disso, favorece o equilíbrio entre as relações que envolvem operadoras, prestadores e consumidores, que é a principal missão da ANS.”

Dessa forma, o programa contribui para reduzir a assimetria de informação no mercado de saúde suplementar por meio da divulgação dos normativos e decisões técnicas da Agência, oferecendo ao consumidor informações necessárias para a escolha de planos de saúde que mais se ajustem às suas expectativas.

A iniciativa vem ao encontro com o que determina o artigo 4º da Lei nº 9.961/2000, que estabelece a competência da ANS para articular-se com os órgãos de defesa do consumidor visando à eficácia da proteção e defesa do consumidor de serviços privados de assistência à saúde.

Os 21 parceiros estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo um deles com atuação em âmbito nacional.

gráfico ANS

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO