Ultima atualização 19 de fevereiro

Como escolher a impressora perfeita para trabalhos de design gráfico

Para aqueles que se dedicam ao design gráfico, ter a impressora certa é extremamente importante para que suas criações tenham a precisão e a qualidade que desejam alcançar.

No mundo da tecnologia e de seus gigantescos avanços, a cada dia surgem dispositivos melhores que atendem às expectativas mais exigentes dos designers, com uma ampla variedade de opções oferecidas pelo mercado, tanto os modelos a jato de tinta especializados quanto os a laser.

Para tomar a decisão certa, primeiro é necessário considerar o que o usuário está procurando e depois passar para as diferentes considerações técnicas de cada equipamento.

Tipo de impressora: escolher entre laser ou jato de tinta

O primeiro dos aspectos em que vamos nos concentrar é o mais elementar, pois além das marcas, como uma impressora Lexmark, HP ou Epson, seja ela laser ou a jato de tinta, as principais características antes de ser escolhida, dependendo do trabalho a ser feito, são as seguintes:

Impressoras Laser

As impressoras laser são mais conhecidas por sua velocidade e eficiência na produção de textos, embora também possam ser usadas para trabalhos específicos de design. Elas tendem a ser muito boas na impressão de gráficos e textos, com resultados nítidos e consistentes, graças ao uso da tecnologia de toner.

Elas são certamente usadas para trabalhos em que é necessário um volume significativo de impressão, embora, dependendo do modelo, o usuário possa encontrar algumas limitações quando se trata de reprodução de cores vibrantes.

Impressoras a jato de tinta

Em contrapartida, essas impressoras têm jato de tinta, uma tecnologia que permite que o dispositivo reproduza cores vivas, bem como os detalhes mais finos do trabalho, sendo ideal para aqueles em que, por exemplo, estão envolvidas fotografias ou gráficos coloridos.

O principal ponto positivo é que elas geram uma gama muito maior de cores, além de a qualidade ser superior para poder trabalhar com papel fotográfico e obter resultados de altíssima qualidade. O contraponto é que elas são consideravelmente mais lentas na impressão, e o custo dos consumíveis usados costuma ser mais caro.

Resolução: a qualidade da imagem é muito importante

Considerando a busca por um trabalho de design, além disso, é relevante obter bons dispositivos, como as impressoras Lexmark, Epson ou HP, que possuem dispositivos com uma resolução importante para a impressão, pois esse é outro fator fundamental na área.

A medida é em polegadas (dpi) e o que ela determina é a precisão dos detalhes que o dispositivo será capaz de reproduzir; por exemplo, para aqueles que precisam de alta qualidade, resoluções de pelo menos 1200 x 1200 dpi serão procuradas para garantir nitidez, detalhes mais finos e linhas mais precisas.

Conectividade e compatibilidade para facilitar o trabalho

Quando se trata de trabalho, as conexões se tornaram um ponto central para poder desenvolver da melhor forma qualquer trabalho, por isso a conectividade da impressora é importante para que, além do fluxo que existe, ele seja realizado de forma eficiente. É por isso as opções USB, Wi-Fi ou Bluetooth são muito necessárias.

Outra característica de conectividade que se destaca é a capacidade desses dispositivos de se conectarem a serviços de nuvem, o que pode ser benéfico para a impressão remota e a acessibilidade a todos os arquivos armazenados online, facilitando a impressão e a colaboração sem problemas com outros dispositivos.

Cores: obter a reprodução mais precisa  

Para trabalhos de design, é extremamente importante ter a mais alta precisão de cores, portanto, a calibração oferecida por alguns dispositivos permite que o usuário ajuste a reprodução de cores de acordo com suas preferências.

Esse tipo de dispositivo é usado com frequência para trabalhos de impressão que fazem parte de várias campanhas de marketing, bem como para qualquer outro projeto em que a consistência das cores seja imprescindível.

Papel: tamanho e capacidade para atender às necessidades do usuário

Outro aspecto importante ao escolher uma impressora é a capacidade e o tamanho do papel, considerando os projetos que podem exigir outros formatos, como A3, que precisam de espaço para papéis maiores.

Geralmente, para trabalhos que exigem dimensões maiores, como materiais promocionais ou pôsteres grandes, os designers precisam de impressoras com uma capacidade muito maior, portanto, é essencial verificar a capacidade da bandeja de papel para garantir que a configuração seja adequada para o trabalho em questão.

A importância das funções adicionais para aprimorar a experiência

Os avanços na tecnologia significam que os dispositivos estão se tornando cada vez mais completos, e as impressoras não são exceção, com o trabalho de design também aproveitando funções adicionais para aprimorar a experiência de impressão.

Entre as características mais procuradas está a capacidade de imprimir em diferentes mídias, expandindo a versatilidade criativa, como vinil, papel fotográfico ou papelão, para citar algumas.

Velocidade de impressão para máxima eficiência no tempo de produção

Ao lidar com grandes volumes de trabalho, a velocidade de impressão se torna, sem dúvida, um fator essencial para obter maior eficiência de tempo. Portanto, nesse caso, as impressoras laser prevalecem, embora existam algumas impressoras a jato de tinta, localizadas na faixa mais alta desses dispositivos, que podem atingir uma velocidade próxima à que caracteriza a primeira mencionada.

Esse aspecto será fundamental para analisar com antecedência e fazer a escolha certa da impressora.

Consumíveis e um custo que vai além do investimento inicial

O preço de compra geralmente não é o único custo a ser analisado, pois há inúmeros casos em que ele pode ser extremamente atraente, mas quando se trata de obter substituições de cartuchos de tinta ou toner, dependendo do tipo de impressora, eles são muito mais altos.

Para manter uma conta o mais precisa possível, o custo por página deve ser analisado para obter uma estimativa de quanto o usuário pode esperar gastar durante a vida útil do dispositivo.

No caminho da sustentabilidade para obter o menor impacto ambiental possível

A preocupação com o meio ambiente está aumentando, portanto, hoje em dia, é provável que essa também seja uma variável a ser considerada na compra de uma impressora com o menor impacto possível.

Muitos fabricantes já se comprometeram com várias práticas sustentáveis, como o design do produto em relação ao material reciclado em seus vários programas, uma abordagem que lhes permite contribuir diretamente para deixar uma pegada ambiental positiva.

Lembrar da garantia e do suporte técnico para proteger o investimento

Além de procurar diferentes características para obter o dispositivo mais adequado, é muito importante saber qual é a qualidade do suporte técnico e qual será o período de garantia.

Por isso, é necessário saber se a marca que escolhemos tem um bom atendimento ao cliente, bem como as atualizações que mantêm a impressora constantemente ajustada com as últimas melhorias e tecnologias.

A força da garantia também será muito importante para que o usuário possa ficar tranquilo e protegido contra quaisquer problemas inesperados que possam surgir com o dispositivo.

Avaliações de outros usuários, experiência real

Por último, mas não menos importante, considerar as experiências dos designers pode ser de grande ajuda para tomar a decisão por um ou outro modelo de impressora, pois essa é uma informação muito valiosa. Considerar as avaliações de diferentes comunidades e fóruns online sobre qualidade, confiabilidade ou até mesmo facilidade de uso fornecerá opiniões imparciais sobre os dispositivos em questão.

Sem dúvida, a impressora é uma das ferramentas mais importantes para o designer, portanto, é necessário fazer uma avaliação exaustiva antes de adquirir esse dispositivo, observando os fatores mencionados ao longo do guia, a fim de obter a que melhor atenda às necessidades do designer.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO