Ultima atualização 21 de fevereiro

Carlos Alberto Trindade é o novo CEO da Alba Seguradora 

Seguradora passou por uma restruturação após o Grupo Aliança da Bahia vender o hospital e focar suas atividades no setor de seguros

Após a venda da operação do Hospital Aliança para a Rede D’Or, o Grupo Aliança da Bahia retoma suas atividades no setor de seguros. Como parte desse processo, Carlos Alberto de Figueiredo Trindade Filho assumiu o cargo de CEO. Com atuação de mais de quatro décadas no ramo de seguros, Beto Trindade – como é conhecido no mercado – sucede a José Renato de Almeida Gonçalves Tourinho à frente da Alba Seguradora. 

A chegada de Trindade à companhia integra o plano estratégico elaborado com a  consultoria E&Y para que, nos próximos anos, a Alba se torne uma das líderes nos segmentos que atua. 

Desde junho de 2023, Alba Seguradora é o novo nome da centenária Companhia de Seguros Aliança da Bahia – a mais antiga empresa do setor ainda em operação, fundada em 1870. Por mais de uma década, a venda de novas apólices da seguradora foi interrompida – no segmento, o foco da companhia se restringiu à gestão da carteira já existente, no período em que Grupo Aliança deu prioridade à área hospitalar.

Nos seis meses de retomada da operação da Alba, os contratos firmados garantem prêmios que somam R$ 136 milhões nos segmentos de garantia estendida e prestamista, e R$ 144 milhões no de vida.

Na década de 1940, a seguradora foi líder do mercado brasileiro. Ficou entre as dez maiores nas décadas de 1980 e 1990. Em 1995, tornou-se acionista do Brasilcap – a participação atual é de 15,86% do capital social. Em 1997, passou a ser sócia da Aliança do Brasil, participação esta vendida posteriormente à Mapfre Seguradora.

O executivo que já atuava como consultor da Alba Seguradora conta, para o novo cargo, com a experiência de quem já passou pelas áreas Comercial, Marketing, Estratégia e gestão das Business Units de Seguros de Automóveis, Vida, Previdência, Ramos Elementares (incluindo Grandes Riscos) de grandes seguradoras e corretoras de seguros. 

Trindade especializou-se na gestão dessas organizações, participando de diversos conselhos de administração e ocupando cargos de vice-presidente e presidente. Entre as instituições de ensino onde desenvolveu suas atividades acadêmicas, destacam-se a London Business School, a Fundação Dom Cabral e a Faculdade de Economia, Administração e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock