Ultima atualização 17 de outubro

Câncer de mama já diagnosticado não impede de fazer seguro de vida

Pessoas com doenças preexistentes podem contratar o seguro através de produtos específicos e avaliação da seguradora

Anualmente, a campanha Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama, reforça um movimento internacional de conscientização para o controle dessa doença, despertando alerta em mulheres com autoexame e a prevenção já que a incidência desse câncer é o segundo maior do mundo e de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), projetam-se 74 mil casos por ano até 2025 no país. Esses dados e a constante preocupação da mulher com a própria saúde refletem ainda mais a importância da população ter o seguro de vida.

De modo geral, de uns anos para cá, contratar seguro de vida parou de ser considerado item de luxo e passou a ser sinônimo de segurança, planejamento e cuidado, já que a maioria das pessoas o contratam em busca de garantir tranquilidade e benefício, principalmente aos entes queridos após sua morte. Dados da Lojacorr mostram um crescimento de mais de 23% dos seguros de vida individual contratados em todas as regiões do país de janeiro a setembro deste ano, se comparado ao mesmo período de 2022. As regiões norte e nordeste foram a de maior destaque, crescendo quase 34%.

Mas, o que muitos não sabem é que adquirir seguro de vida não é somente pensando no próximo (familiares beneficiados) ou para futuros diagnósticos de doenças graves ou utilizar em vida para invalidez e incapacidade para o trabalho, por exemplo. Também é possível fazer apólice para doenças preexistentes declaradas na contratação, incluindo o câncer de mama. Portanto, pessoas já com histórico de doenças, podem ter o seguro.

“Não é somente os familiares que podem ser beneficiados, o seguro pode ser usado pelo próprio contratante e apesar de muita gente achar que com doença preexistente, não é possível fazer seguro de vida, ter a doença de conhecimento do contratante, em regra, não impede a contratação”, explica Antonio Carlos Fois, diretor Regional Centro Sudeste da Lojacorr. Ele também explica que o que conta, realmente, é que o contratante não omita a informação na hora de contratar. “Quando o contratante for preencher o formulário é indispensável que ele seja honesto e declare doenças que já possui diagnosticadas, não omitindo a preexistência da doença para que na hora da seguradora aprovar, ele não seja comprometido pela cobertura”.

Produtos específicos

Hoje o mercado segurador já está focado nesse nicho. A MAG Seguros, por exemplo, possui um produto específico e conta com a linha WinSocial, que agora faz parte do Pilar Bem-Estar, da empresa, reúne seguros de vida especialmente pensados para pessoas com condições crônicas de saúde, como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardíacas/cardiovasculares, HIV, câncer de mama e câncer de próstata, condições que são responsáveis por uma grande parcela das mortes no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Para Thiago Levy, consultor Comercial da MAG Seguros, é um produto mais democrático e inclusivo. “O movimento planeja democratizar ainda mais o acesso a seguros para pessoas comumente penalizadas pelas seguradoras do mercado, como portadores de diabetes e hipertensão. Com a inclusão dessas pessoas no mercado de seguros de vida, a MAG busca oferecer proteção para essas pessoas que convivem com essas condições de saúde e ajudar a promover a longevidade financeira de seus clientes e das suas famílias”, explica.

A necessidade de produtos voltados à doenças preexistentes vem da própria realidade do país. Segundo dados da Vigital 2021, pertencente a Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde e da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2019) do INCA, somente os casos de câncer de mama, há uma estimativa de 70 mil novos casos com aproximadamente 18 mil mortes por ano.

Já o câncer de próstata, os dados mostram que também há uma estimativa de 70 mil novos casos por ano, com cerca de 16 mil mortes anuais. Além disso, o Brasil possui ainda 8% da população com diabetes, aproximadamente 15 milhões de pessoas; 20% da população adulta com hipertensão, cerca de 40 milhões de hipertensos no país; Mais de 45 milhões de pessoas com obesidade, equivalente a 22% da população brasileira; Ainda de acordo com o INCA, são mais de mais 8 milhões de brasileiros adultos, ou 5% da população referente a esse recorte (+18 anos) com doenças cardíacas/cardiovasculares e aproximadamente 1 milhão de pessoas convivendo com HIV.

Por fim, Levy explica ainda que para contratar o seguro de vida da WinSocial, a pessoa precisa fazer uma simulação e responder um questionário sobre saúde e hábitos de vida. “Com objetivo de entender qual deve ser o valor contribuído. Feito isso, a pessoa define suas necessidades e fica ciente do preço final a ser pago, o que também varia conforme a cobertura escolhida”, finaliza.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock