Ultima atualização 17 de outubro

Aon ajuda na mitigação de riscos com adição do Modelo Agrícola Brasil da Moody’s RMS

Modelo é oferecido em adição à ampla oferta de análise da empresa, que compreende capacidades de modelagem de catástrofes globais e um foco significativo na América Latina

A Aon anunciou na última sexta-feira (13) a geração de valor adicional para seus clientes no Brasil com a inclusão do Modelo Agrícola Brasileiro Moody’s RMS® (BAM) da Moody’s RMS, empresa global de modelagem e soluções de risco de catástrofes, à sua oferta local de modelagem de catástrofes.

O modelo é oferecido em adição à ampla oferta de análise da empresa, que compreende capacidades de modelagem de catástrofes globais e um foco significativo na América Latina, e ajudará as re/seguradoras que operam no setor agrícola brasileiro a avaliar e controlar melhor suas exposições. O Brasil é o quarto maior polo agrícola do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Após perdas significativas em 2021 e 2022, somente no primeiro semestre de 2023, o agronegócio brasileiro teve prejuízos estimados em cerca de US$ 10 bilhões, principalmente devido à seca na Bacia do Rio da Prata, de acordo com o relatório Global Catastrophe Recap H1 2023 da Aon.

O Modelo Agrícola da Moody’s RMS possibilita que as empresas de seguros e resseguros analisem de forma mais detalhada os impactos financeiros de eventos com risco natural, resultando em estratégias mais eficazes de resseguro, subscrição e gestão de exposição. O novo modelo facilita a alocação e o acesso ao capital e a precificação dos riscos, ao mesmo tempo permitindo que todas as partes envolvidas controlem, avaliem e precifiquem os acúmulos agrícolas.

A Aon é uma das pioneiras na adoção da solução, que é capaz de modelar dois tipos de seguro agrícola:

– Seguro Multirriscos Agrícola (MPCI) para os oito principais tipos de culturas do Brasil: café, milho de primeira e segunda safra, algodão, arroz, soja, cana-de-açúcar e trigo;

– Seguro de Receita para café, milho e soja.

O modelo utiliza dados de riscos naturais de alta resolução para análises estocásticas, com simulação climática de 50 mil anos, e análises históricas usando dados meteorológicos históricos.

“Estamos orgulhosos de trabalhar de perto com as seguradoras e resseguradoras do setor agrícola nesta iniciativa, à medida que procuramos atender às demandas deste mercado em total crescimento. Com o planeta cada vez mais instável, essas empresas precisam de ferramentas mais sofisticadas para quantificar e gerir os riscos que seus negócios enfrentam, a fim de navegar na volatilidade, construir resiliência e moldar melhores decisões”, ressaltou a CEO de Resseguros da Aon para a América Latina, Paula Ferreira.

Julie Serakos, Managing Director da Moody’s RMS, destacou: “A Aon tem sólida reputação por fornecer insights e análises nas quais seus clientes sabem que podem confiar. Estamos muito satisfeitos por trabalhar e colaborar de perto com a consultoria nesta iniciativa. O setor agrícola brasileiro é uma parte importante da economia e ferramentas como o BAM ajudarão empresas a compreender melhor os riscos e apoiar o potencial de crescimento”.

A CEO de Resseguros da Aon para o Brasil, Isabel Solano, destacou: “Iniciativas como o Modelo Agrícola Brasileiro trazem uma melhoria significativa à capacidade da indústria de compreender o acúmulo de seguros agrícolas e a qualidade das subscrições. Além disso, esperamos que essa solução em modelagem ajude nossos clientes a lidarem com limitações de capacidade em um mercado que registrou uma diminuição de capital após o impacto das secas em 2021 e 2022”.

“Nossa equipe de Soluções de Resseguro no Brasil já está ansiosa para trabalhar com a Moody’s RMS e colaborar com nossos clientes nessa iniciativa. Temos certeza de que a chegada desse modelo dará ao país o mesmo status de outros grandes mercados de seguro agrícola no mundo, que também possuem modelos de colheita de fornecedores renomados. Este é um recurso importante, que ajudará nossos clientes a navegar pela volatilidade, construir resiliência contra desastres naturais e, em última análise, tomar melhores decisões de negócios”, finaliza Isabel.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock