Ultima atualização 11 de setembro

Agetechs 360: Oportunidades no mercado da longevidade além da saúde

Cristián Sepúlveda explica como as agetechs podem atuar nas áreas financeira, mobilidade, educacional e de entretenimento, indo além da saúde
Cristián Sepúlveda, CEO da Silver Hub - Crédito - Mauro Stanichesk
Cristián Sepúlveda. Foto de Mauro Stanichesk

Frequentemente, o mercado de Longevidade e as Agetechs (startups que atendem esse segmento) são associados à saúde, pois ainda há uma relação direta entre o envelhecimento e doenças. À medida que as pessoas envelhecem, as necessidades de cuidados médicos indubitavelmente aumentam. Apesar de não haver números estatísticos detalhados, os gastos com saúde podem representar entre 20% e 30% do orçamento total dos idosos.

Entretanto, essa visão que associa o envelhecimento somente às doenças está se tornando ultrapassada. Com os avanços principalmente na medicina e melhores condições de saúde e saneamento, as pessoas acima de 50 anos estão vivendo cada vez mais, com boa saúde e, consequentemente, mais ativas.

Não seria surpreendente que, daqui a algumas décadas, a maioria dos seres humanos vivesse mais de 100 anos. No Brasil, a expectativa de vida aumenta aproximadamente 2-3 anos a cada década. Além do aumento do “lifespan” (período de vida), também aumentará o “healthspan” (tempo de vida saudável das pessoas).

Por esse motivo, utilizar o termo “terceira idade” já não faz sentido, visto que foi criado nos anos 60, quando, por exemplo, a expectativa de vida no Brasil era de aproximadamente 53 anos.

Segundo Susan Wilner Golden, professora da Stanford University, a maioria das pessoas entre 55 e 85 anos estará em uma etapa de renascimento, reavaliação e rejuvenescimento. Nesse estágio, as pessoas continuam se desenvolvendo, seja ampliando suas habilidades para se manterem atualizadas (upskilling) ou se requalificando para assumirem funções emergentes (reskilling). Muitos começam a empreender seus próprios negócios, e atividades com algum propósito, remuneradas ou não, ganham relevância. Palavra como “aposentadoria” já não faz muito sentido, já que a maioria das pessoas contínua de alguma forma envolvida em atividades produtivas.

Por exemplo, de acordo com a pesquisa “US Census State of Small Business“, nos Estados Unidos, o grupo entre 50+ e 59+ é o que possui mais empreendedores (negócios próprios) em comparação com outras faixas etárias. Além disso, os indivíduos com mais de 50 anos são responsáveis por mais de 50% do consumo e 83% das propriedades imobiliárias.

Essas transformações estão levando os sêniores não só a gastarem em saúde, mas também a buscarem atividades que os mantenham ativos, como estudar, viajar, socializar e se relacionar, entre outras.

Embora muitas Agetechs estejam concentradas em cuidados de saúde, existem diversas outras áreas nas quais as tecnologias podem ser aplicadas para ajudar os idosos.

Acompanhamento e segurança é um mercado crescente. Algumas startups desenvolvem dispositivos e aplicativos para monitorar e garantir a segurança dos idosos, como pulseiras ou colares com botões de emergência, sistemas de alarme domiciliar e câmeras de segurança inteligentes.

Além disso, existe a tecnologia assistiva, onde empresas criam dispositivos e softwares para ajudar os idosos a superar desafios diários e realizar tarefas com mais facilidade, incluindo tecnologias como bengalas inteligentes, sistemas de controle por voz e assistentes virtuais.

O sistema financeiro e bancário está começando evoluir, com a criação de ferramentas e aplicativos que facilitam o gerenciamento de finanças, investimentos, pagamentos e transações bancárias para os idosos.

Algumas startups desenvolvem plataformas e aplicativos para melhorar a conectividade e facilitar a comunicação com amigos, familiares e provedores de serviços. Essas tecnologias incluem tablets simplificados, aplicativos de chamadas de vídeo, redes sociais específicas idosos e plataformas de compartilhamento de fotos.

A moradia inteligente também está se tornando uma tendência aos que podem investir.  Agetechs trazem soluções para tornar as residências dos idosos mais inteligentes e adaptadas às suas necessidades, incluindo sistemas de automação residencial, sensores de movimento, fechaduras eletrônicas, luzes controladas por voz e sistemas de controle ambiental.

Em complemento, plataformas de compras online e serviços de entrega de alimentos que facilitam a compra de produtos e mantimentos sem sair de casa.

Existem plataformas e aplicativos projetados para oferecer conteúdo educacional, cursos on-line e entretenimento adequado para os idosos, incluindo jogos de memória, exercícios cognitivos, aulas virtuais e acesso a bibliotecas digitais. Além de aplicativos e jogos projetados para melhorar a memória, estimular o cérebro e fornecer suporte cognitivo para idosos.

E por último, tecnologias que melhoram a acessibilidade e a mobilidade para idosos, como dispositivos de locomoção assistida, soluções de transporte adaptado e aplicativos de navegação para ajudá-los a se locomover nas cidades.

Essas são apenas algumas áreas em que as Agetechs estão inovando para atender às necessidades e melhorar a qualidade de vida dos idosos, além da saúde. O avanço da tecnologia tem o potencial de transformar diversos aspectos da vida das pessoas na etapa madura, trazendo à tona o real conceito da longevidade, proporcionando maior independência, segurança e bem-estar.

* Por Cristián Sepúlveda Lazzaro, CEO da Silver Hub

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO