Ultima atualização 14 de fevereiro

Susep propõe a autorregulação do mercado de corretores

A expectativa com as medidas é obter um crescimento maior do setor e o consequente aumento do número de postos de trabalho no mercado de seguros

ATUALIZADO DIA 14/02/2020 ÀS 15:50

A Susep divulgou hoje informações sobre os motivos para a desregulamentação dos corretores de seguros. Segundo o texto, desburocratizar o mercado de corretores de seguros brasileiro e permitir mais oportunidades de emprego nesta área fazem parte das metas da Susep com o tratamento dado ao segmento na MP 905/2019, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo. A proposta de abertura do mercado extingue a necessidade de habilitação e registro dos corretores pela autarquia e promove a autorregulação da atividade, o que era uma demanda antiga da categoria. Deste modo, a fiscalização que o órgão já realiza nesta área se dará por meio das seguradoras e autorreguladoras. O projeto facilita a entrada de novos profissionais no setor e potencializa o surgimento de novos postos de trabalho.

As ações propostas pela autarquia para a desburocratização do mercado de corretores de seguros foram apresentadas pela superintendente do órgão, Solange Vieira, durante a audiência pública da Comissão Mista que examina a MP 905/2019, que ocorreu ontem, 12 de fevereiro, no Senado Federal.

Outro avanço desse processo é que o recolhimento da corretagem deixa de ser compulsório e será pago somente quando o consumidor demandar o serviço. Atualmente, no Brasil, as taxas de comissão/corretagem podem chegar a 59% do custo final do seguro. Como pode ser observado no gráfico a seguir, nos ramos mais populares é onde estão as taxas mais elevadas.

(FONTE: Susep)

As medidas detalhadas na MP são parte de um elenco de ações que vêm sendo implementadas pela entidade desde o ano passado, visando aumentar a eficiência regulatória, a modernização tecnológica e normativa do setor, promovendo o crescimento do mercado.

Sendo assim, a entidade acaba criar um canal para chat que responderá perguntas de profissionais e consumidores sobre desburocratização da atividade, a autorregulação e as entidades certificadoras, bem como a fiscalização da Susep sobre as seguradoras.

Leia mais: Susep desregulamenta corretores de seguros

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO