Ultima atualização 13 de novembro

Operação Corte Seguro resulta no indiciamento de 159 pessoas

Criminosos do Rio contatavam proprietários de veículos segurados, adquiriam os carros, forjavam roubo e revendiam para ferros-velhos catarinenses

Operação Corte Seguro resulta no indiciamento de 159 pessoas

Entre aliciadores, intermediários, proprietários de veículos e receptadores, 159 pessoas foram indiciadas pela Operação Corte Seguro. O trabalho do Gaeco de Joinville, no Norte de Santa Catarina, apurou crimes praticados contra seguradoras de veículos, que chegam ao valor de R$ 3 milhões. O número de roubos de veículos foi reduzido após a operação na cidade, segundo a coordenação do grupo.

As investigações foram coordenadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). A equipe finalizou o inquérito policial e deve encaminhá-lo para 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville.

Há pouco mais de um ano, a equipe passou a apurar um esquema criminoso envolvendo várias etapas do chamado “golpe do seguro” contra seguradoras de veículos. Durante o trabalho, foram identificados 70 veículos envolvidos na fraude.

De acordo com as investigações, criminosos do Rio de Janeiro contatavam proprietários de veículos segurados. Eles adquiriam os carros, forjavam um roubo e revendiam para ferros-velhos catarinenses. O prejuízo estimado é de mais de R$ 3 milhões.

Redução de roubos

Como resultado imediato da operação, o coordenador do Gaeco, Assis Marciel Kretzer, cita a redução do número de roubos de veículos em Joinville. De acordo com Kretzer, nos primeiros sete dias no mês de outubro, antes do início da operação, foram roubados sete veículos no município, uma média de um veículo por dia. Nos outros 22 dias de outubro, outros sete veículos foram roubados em Joinville, com a média caindo para 0,3 veículo/dia.

“São fortes os indícios de que esta redução ocorreu graças ao fato de que os receptadores que revendiam as peças de veículos ainda estão presos”, considera o Promotor de Justiça Assis Marciel Kretzer.

Quando foi deflagrada a operação, em 7 de outubro deste ano, mais de 100 pessoas foram presas preventivamente e foram cumpridos 93 mandados de busca e apreensão em 19 municípios catarinenses e no Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo, com o apoio do Gaeco de cada estado.

Fonte: Portal G1

L.S.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock