Ultima atualização 12 de março

Vice-presidente do BB propõe reformulação de seguro agrícola

Em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), realizada nesta sexta-feira (9), na cidade de Não-Me-Toque (RS), o vice-presidente do Banco do Brasil, Osmar Dias, que foi senador pelo Paraná, propôs a reformulação do modelo de seguro agrícola atualmente em vigor no país.
Durante o debate, a senadora Ana Amélia (PP-RS), que presidiu a reunião, conclamou parlamentares, representantes do governo, das empresas de seguro, das cooperativas de crédito e lideranças das entidades do setor rural a desenvolver ações visando a definição de uma proposta objetiva e concreta.
“Temos agora o desafio de avançar nesse debate. Penso que possa ser o passo definitivo para que a agropecuária brasileira consiga se consolidar nesse processo de amadurecimento, que já melhorou muito em competitividade, produtividade e sustentabilidade”, disse a senadora.
Para Osmar Dias, é preciso estender as coberturas a todas as culturas e garantir aos produtores o recebimento de uma renda nos casos de ocorrências de desastres climáticos ou de queda de preços dos produtos cultivados. De acordo com ele, o valor da cobertura a ser recebida pelo agricultor, na hipótese de um sinistro, seria dado pela diferença entre um valor previamente calculado para a renda esperada – baseado na produtividade média de cada cultura em uma determinada região e em um preço para o produto fixado antecipadamente – e o valor do que for efetivamente produzido na lavoura.
“O seguro que está ai está longe de ser o que o produtor rural brasileiro deseja e merece. Porque se ele dá essa contribuição imensa para a economia ele tem que receber a contribuição”, disse.
Citando estudo produzido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Osmar Dias lembrou que o governo gasta US$ 2,8 mil manter uma família no campo, mas cerca de US$ 8 mil quanto ela se desloca para a cidade. Ele observou ainda que enquanto nos EUA 90% das propriedades rurais têm cobertura de seguro, no Brasil apenas 8% contratam esse serviço.
No mesmo sentido, o diretor do Departamento de Gestão de Risco Rural da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Antônio Correia da Silva, reconheceu a necessidade de se ampliar a base de produtores segurados na agricultura brasileira. Segundo ele, a sociedade e o governo como um todo precisam perceber a importância deste serviço.
Para que o seguro agrícola possa ser utilizado em grande escala, é fundamental, em sua opinião, o desenvolvimento de ferramentas que dêem transparência a este mercado, possibilitando o mapeamento os riscos em micro regiões de cada estado do país.
Ele considerou ainda essencial a colocação da previsão de gastos com seguro agrícola numa rubrica do Orçamento da União, que seja compatível com a importância do programa, de modo a que fique imune a contingenciamentos.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Elton Roberto Weber, destacou a importância do seguro agrícola como ferramenta para dar tranqüilidade aos produtores rurais brasileiros.
Em sua avaliação, a participação do governo no pagamento dos prêmios seria um avanço significativo em relação ao modelo em vigor. Ele reivindicou ainda a inclusão de operações de custeio pecuário nas hipóteses de coberturas; a cobertura dos recursos próprios dos produtores investidos nas lavouras, e não apenas das verbas liberadas por bancos; e agilidade no pagamento de indenizações por parte dos agentes financeiros.
Já o presidente da Cooperativa Tritícola de Não-Me-Toque, Nei César Mânica, observou que a criação de um sistema eficiente de seguro agrícola no país, permitirá a eliminação das freqüentes renegociações de dívidas agrícolas realizadas entre o governo federal e produtores. Segundo ele, isso custaria muito menos para o governo do que as despesas decorrentes das renegociações.
Respondendo a críticas do produtor rural, José de Carvalho, da cidade de Douradina (MS), sobre o modelo de seguro agrícola em vigor no país, Osmar Dias argumentou que apesar das falhas, a contratação de um seguro pelo agricultor ainda é um negócio bem melhor do que a renegociação de dívidas.

Agência Senado

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO