Ultima atualização 01 de novembro

ANS deve estimular operadoras de saúde a apostar na classe C, diz especialista

O Ministério da Fazenda divulgou este ano um aumento no poder de compra da classe C, que atualmente, corresponde a 103 milhões de brasileiros. Analisando esses dados, muitas empresas começaram a direcionar e personalizar seus produtos para este público em potencial.
Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar deu destaque nos planos individuais no Caderno de Informações de Setembro. No Brasil existem 44 milhões de beneficiários de planos de assistência médica. Dentre esse valor, 21,3% são planos individuais, 71,9% são planos coletivos e o restante não é identificado.
O número de beneficiários de planos individuais é muito baixo para um país que possui cerca de 191,5 milhões. Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Seguro, Henrique Oti Shinomata, o Brasil está em pleno desenvolvimento econômico onde se observa um aumento significativo no poder aquisitivo das classes C e D, que englobam pessoas que já possuem celulares de última geração, televisões de LCD ou plasma, consomem produtos mais caros e o próximo desejo de consumo será um plano de saúde próprio e/ou para a família.
Com isso, analisando a classe C como um público em potencial a ANS deveria dar mais ênfase nos planos individuais e estimular as operadoras criarem um produto voltado atender as necessidades desta classe. Uma opção seria criar um plano ambulatorial com preço significativo, no qual uma família com cinco pessoas possa aderir o produto. Esse modelo de plano abrange apenas consultas e exames. Lembrando que muitos pacientes serão beneficiados com a nova mudança no rol de procedimentos, o que consequentemente diminuiria as filas de espera do SUS (Sistema Único de Saúde).
Além disso, os beneficiários dessa categoria que, como possuem menor poder de negociação com as operadoras de plano de saúde, a ANS tem o dever de salvaguardar os interesses desses usuários, monitorando o mercado da saúde suplementar com estudos minuciosos como esses do “Caderno de Informação” de setembro e partir para ações de melhoria.

J.N.
Revista Apólice

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