Ultima atualização 08 de março

Dia da Mulher: Conheça Liliana Caldeira, presidente da Sou Segura

Advogada e filosofa apaixonada pelo mar, a presidente da Sou Segura fala sobre sua carreira, hobbies e o papel da entidade para a promoção da equidade de gênero no mercado de seguros
seguros
Liliana Caldeira

EXCLUSIVO – Advogada e filosofa apaixonada pelo mar, a presidente da Sou Segura, Liliana Caldeira, acredita que lidar com o preconceito de gênero é ter que, constantemente, provar o seu profissionalismo e o seu valor. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, 8 de março, a Revista Apólice conversou com Liliana sobre a importância do mercado de seguros adotar iniciativas que promovam a equidade de gênero e a inclusão das mulheres no setor, falando também sobre o papel da entidade para que cada vez mais mulheres ocupem posições de lideranças dentro do segmento.

Veja abaixo a entrevista completa

Minha formação acadêmica conta com duas graduações: Direito pela UFRJ e Filosofia pela UERJ. Tenho uma pós em Direito Econômico pela FGV/RJ e um mestrado em Direito Empresarial pela UFRJ.

Comecei minha carreira como advogada júnior corporativa. Nos anos 90, passei a dar aulas na ENS, onde sigo até hoje, nos cursos de Habilitação de Corretores de Seguros, Tecnólogo em Gestão de Seguros e várias pós-graduações em seguros, tudo com enfoque jurídico.

Fui head do setor jurídico das seguradoras Nationwide, Mongeral Aegon e Generali. Atualmente, estou na ENS como coordenadora e docente, sou membro ativo da AIDA, acadêmica da ANSP e presidente da Sou Segura.

Entrei no mercado de seguros pela porta da academia, ou seja, lecionando para a ENS em 1990. Sinto-me sempre inspirada e renovada.

O setor é resiliente como segmento econômico e se reinventa e inova a cada ciclo, instigando seus participantes a uma renovação e estudo constantes.

Sou apaixonada pelo mar e meus principais hobbies atualmente são esportes aquáticos: natação em águas abertas e canoa havaiana no mar.

Estou na parai do posto seis em Copacabana pelo menos quatro vezes por semana, onde nado no mínimo dois km ao dia, e remo pelo menos uma hora duas vezes por semana.Além disso, participo de travessias aquáticas de contemplação e competições de canoa havaiana para a minha categoria, que é a 50 +.

Sim, com certeza.

Em um processo seletivo, na última fase, escutei do entrevistador que a diretoria “não possuía tempo para esperar que eu, como mulher, vencesse as sabotagens que meus eventuais subordinados homens fariam comigo” e que, por conta disto, ficariam com um candidato homem.

Também já ouvi de um superior que as mulheres têm um grave problema: “elas ficam grávidas…”. Quero crer que hoje em dia estas frases não mais seriam ditas em voz alta, mas as emoções e pensamentos que as geraram persistem.

Lidar com o preconceito de gênero é ter que, constantemente, provar o seu profissionalismo e o seu valor. Infelizmente, as mulheres têm que “fazer prova” disto de forma muito mais enfática que os homens.

Sou mãe do Matheus de 29 anos e do Paulo Henrique de 15 anos.

O equilíbrio entre a maternidade e o trabalho é sempre um desafio, e eu não fui exceção no sentimento de culpa que as mulheres têm por sua “ausência” como mãe em termos quantitativos de tempo.

Meus dois filhos foram para creche integral com 4 meses de idade e eu me dedicava a eles com o tempo de qualidade que eu possuía, quando estava fora do trabalho. É desafiador. Não tem receita de bolo. Criar filhos e trabalhar é tarefa de criatividade, dedicação, muito afeto e resiliência.

Acredito que o mercado de seguros pode mudar essa realidade e fazer ações afirmativas. Por exemplo, implementar política de quotas para mulheres em posições de liderança, ter metas objetivas de inclusão de minorias, acompanhar salários e corrigir disparidades.

Se existe uma distorção ou um gap, isso tem que ser enfrentado de forma expressa, objetiva e contundente. Esta é a única maneira de sair da teoria para se adentrar na prática.

A importância da atuação da Sou Segura, do ponto de vista corporativo, está na conscientização e engajamento que gerou no nosso mercado em torno da equidade de gênero e promoção da diversidade.

Do ponto de vista das pessoas, está na realização de iniciativas que permitem às mulheres ter mais visibilidade e se desenvolver, seja por meio de eventos, treinamentos, palestras, programa de mentoria, espaço para escrita e fala de mulheres.

Dessa forma, colocamos em evidência não apenas a necessidade, mas também as vantagens da inclusão e da diversidade e apoiamos mulheres a escalarem em suas vidas profissionais e a buscarem sua saúde física, mental e emocional com espaço de escuta e acolhimento.

A maior dica é: tenha foco em educação e treinamento contínuos.

Vivemos em um mundo em constante mudança e as mulheres precisam estar preparadas para as mudanças que nosso mercado passa, para aprender e poder propor soluções aos novos riscos que surgem.

Manter o espírito inquieto e curioso de uma criança é a chave. Aprender sempre, em qualquer estágio de sua vida profissional é o lema. Além disso, se associar à Sou Segura. Essa é a maior rede de networking e desenvolvimento de mulheres do mercado de seguros. Deixo aqui o meu convite. Aguardamos todas vocês.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO