Ultima atualização 08 de fevereiro

Mobilidade segura e sustentável: Desafios e mudanças nos hábitos de consumo

As consequências da concentração populacional se refletem e sobrecarregam toda a infraestrutura subjacente, trazendo profundos desafios de planejamento urbano

A partir da década de 1970, a urbanização no Brasil cresceu em ritmo acelerado, e 56% da população já chamava as grandes cidades de lar. Hoje, meio século depois, de acordo com dados do IBGE, cerca de 85% dos brasileiros vivem em áreas urbanas, e a ONU prevê que essa parcela ainda avançará até 90% nos próximos 30 anos.

Ney Ferraz Dias

As consequências da concentração populacional se refletem e sobrecarregam toda a infraestrutura subjacente, trazendo profundos desafios de planejamento urbano, dentre eles a malha de transporte de locomoção de bens e pessoas. Se nas décadas passadas o ritmo já era considerado acelerado, daqui para a frente deverá ser exponencial. Com a diferença de que sua sustentabilidade passou a ser primordial nessa complexa equação, além de custo e custeio, abrangência, qualidade, segurança e frequência no jeito de se mover pelo mundo.

Carros elétricos e híbridos têm apresentado forte crescimento no Brasil, sendo os híbridos ainda maioria. O Brasil emplacou 93.927 veículos leves eletrificados em 2023, batendo todas as previsões, com crescimento de 91% sobre 2022 (49.245). Só em dezembro, as vendas chegaram a 16.279, quase o triplo das 5.587 de dezembro de 2022 (191% a mais), superando todos os recordes mensais da série histórica da Associação Brasileira de Veículos Elétricos. Cerca de 75% das pessoas entre os 26 e 40 anos tendem a optar por um veículo elétrico ou híbrido em sua próxima aquisição. Em que pese esse ser um número relevante, é importante ressaltar que os interessados podem não ter avaliado aspectos de custo ou desvalorização para ponderar sua resposta. Carros elétricos experimentaram em média depreciação de 37% em 2023, comparado a algo entre 15% e 20% dos convencionais.

As vendas devem seguir aumentando, com os chineses da BYD e os americanos da Tesla brigando pela liderança. Um caminho sem retorno, em função dos aspectos ambientais, ainda que com desafios de matérias-primas oriundas de regiões com instabilidade geopolítica e da necessidade de evolução tecnológica de baterias e componentes.

O cenário aponta uma mudança não apenas na indústria da mobilidade, mas também na consciência e no comportamento dos compradores. Circular pelo mundo é assunto sério, em constante evolução, que não apenas desenha um novo horizonte para a indústria, mas também demanda uma atenção perspicaz tanto das empresas quanto do mercado e dos consumidores.

Ao mesmo tempo, desafios básicos de mobilidade se tornam mais visíveis com o crescimento contínuo dos grandes centros, tais como sobrecarga dos transportes públicos, maiores tempos de deslocamento e insegurança viária diante dos altos índices de acidentes de trânsito. Somente nos primeiros oito meses de 2023, a cidade de São Paulo apresentou recorde histórico, com mais de 32 mil ocorrências.

O conceito de proteção ainda tem bastante espaço para evoluir. Apenas cerca de 30% da frota de veículos do país é segurada. Isso é um risco para o condutor, mas principalmente para a sociedade, caso este venha a causar danos pessoais ou materiais a outros veículos ou pedestres. Tecnologia e sustentabilidade devem andar juntas com segurança e proteção. A fusão de autonomia, eficiência energética e inteligência artificial já influencia nosso dia a dia, delineando o caminho para uma era automotiva transformadora, com o objetivo de proporcionar uma experiência de locomoção melhor e mais segura.

Em meio à metamorfose da mobilidade urbana, o equilíbrio entre planejamento, sustentabilidade, tecnologia e segurança será necessário para garantir a fluidez das cidades e a qualidade de vida de seus cidadãos.

* Por Ney Ferraz Dias, diretor-presidente da Bradesco Auto/RE

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO