Ultima atualização 15 de janeiro

TRT-2 confirma validade de contrato de franquia da Prudential

Tribunal negou pedido de vínculo empregatício de proprietário de franquia com a franqueadora Prudential. Acórdão da 11ª Turma reconheceu inexistência de fraude e destacou precedentes do TST

Localizado em São Paulo, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) confirmou a validade do contrato de franquia firmado por uma ex-franqueada e a franqueadora Prudential. Em julgamento de recurso interposto pela companhia, a 11ª Turma do TRT-2 afastou o reconhecimento de vínculo empregatício com a seguradora pretendido pela empresária e destacou a inexistência de fraude na relação comercial.

Relator do acórdão, o desembargador Flávio Villani Macedo pontuou que a proprietária da franquia sempre esteve ciente de que não seria empregada da empresa. “Na hipótese, estava a autora ciente da modalidade de contratação, por meio de franquia, conforme proposta apresentada pela empresa reclamada. Possuía ela, portanto, a capacidade de avaliar os prós e contras associados a esse tipo de contratação.”

No acórdão, Macedo destacou, ainda, outras decisões proferidas no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho (TST) envolvendo a Prudential. O magistrado também ponderou que a existência de reuniões e treinamentos não descaracteriza o contrato de franquia, tendo em vista o objetivo de padronização da qualidade e dos serviços das franqueadas. “Não vislumbro, portanto, a ocorrência de desvirtuamento do contrato de franquia, uma vez que não restou demonstrada a ingerência direta da ré (franqueadora) sobre as atividades da autora (franqueada) ou tampouco a existência de qualquer irregularidade apta a descaracterizar o referido contrato”, declarou.

O advogado Cleber Venditti, que representou a Prudential, denuncia a prática de advocacia predatória. “O escritório que patrocina a causa possui inúmeras outras ações contra a seguradora e bancos, tentando se beneficiar indevidamente da proteção concedida pela Justiça do Trabalho. Em vários casos, a Prudential venceu, sobretudo porque as ações são idênticas, fazem referência a fatos e trazem documentos sem qualquer pertinência aos casos. Além disso, existe um possível uso de estratagemas que ferem o código de ética”, afirmou.

Segundo Venditti, a decisão do TRT-2, por sua vez, acompanha os mais recentes precedentes do TST que privilegiam os termos dos contratos pactuados individualmente pelas partes, e admitem outros tipos de divisão do trabalho para além do típico contrato de emprego. “Decisões como essa do TRT-2 são essenciais para a uniformização da jurisprudência e para a modernização da visão sobre as formas de trabalho no Brasil. Além disso, o precedente valoriza a boa-fé e a intenção dos contratantes, desestimulando a busca de vantagens indevidas perante a Justiça do Trabalho”, complementou o advogado do escritório Mattos Filho.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO