Ultima atualização 15 de janeiro

Cultura do seguro: Uma necessidade para o brasileiro

O mercado de seguros carrega confiabilidade e solução, mas nem sempre as informações sobre a relevância do setor estão claras para quem mais precisa

Uma apresentação, que teve como palco a capital dos gaúchos no fim do ano passado, apontou as percepções dos moradores da região Sul sobre seguro e previdência. A pesquisa, desenvolvida pelo DataFolha e encomendada pela FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), indicou que 46% dos sulistas pretendem contratar algum tipo de seguro neste ano. Os números representam um espaço de crescimento, mas alertam para algo inadiável: o esforço para instaurar a cultura do seguro e da previdência.

Ilton Roberto Brum de Oliveira

O estudo traçou o perfil em perspectiva nacional, mas evidenciou a nossa região, com um recorte que analisou o entendimento e a realidade dos sulistas. No Brasil, os planos de previdência privada correspondem a cerca de 9% da intenção de seguros. Esses resultados, aliados a outros demonstrados, destacam como é relevante conscientizar a população que um plano de previdência aberto é uma solução que precisa ser adotada desde que a criança inicia o seu desenvolvimento.

A pesquisa considerou os diferentes produtos e apontou que o seguro para bens materiais, como veículos, por exemplo, figura nos cuidados antes do zelo com a vida e o futuro. O fato ressalta a importância de instigarmos a contratação de algum tipo de proteção no segmento de pessoas.

Uma “radiografia” do setor serve de base para que todos os envolvidos atuem de forma a tornar esses produtos e serviços ainda mais acessíveis, seja em formatos ou mesmo na eficácia na comunicação. O mercado de seguros carrega confiabilidade e solução. Em todo o país, é possível encontrar opções adequadas, mas nem sempre as informações sobre a relevância dessa segurança estão claras para quem mais precisa.

Um dos pontos da pesquisa enfatizou os “planos vitalícios”, definidos pelos consumidores como “importantes”. Nesse sentido, o pecúlio, modalidade de previdência de risco de caráter vitalício, assegura proteção financeira em caso de falecimento do titular do plano. O pecúlio não entra em inventário, sendo pago diretamente aos beneficiários e sem incidência de imposto de renda. Trata-se de uma opção vantajosa para quem busca a segurança no presente e no amanhã. Além desse, outros planos são complementares, com proteção e benefícios. Mas seja qual for a escolha, a melhor sempre será ser previdente.

* Por Ilton Roberto Brum de Oliveira, presidente da Diretoria Executiva do GBOEX

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock