Ultima atualização 17 de novembro

Tsunami meteorológico: O seguro auto cobre danos aos veículos?

Especialistas do setor comentam sobre o tema e a resposta é: depende. Veja o que fazer em casos como o de Santa Catarina e como o seguro pode ajudar
seguro
(FOTO: Governo do Estado de Santa Catarina / Divulgação)

EXCLUSIVO – No último sábado (11), a praia de Laguna, em Santa Catarina, foi atingida por um tsunami meteorológico, o que assustou os frequentadores e arrastou diversos carros que estavam parados na orla. De acordo com a Defesa Civil de SC, o fenômeno é incomum e difícil de ser previsto.

O tsunami meteorológico é formado por uma combinação de vento, pressão atmosférica e ondas grandes. Para evitar prejuízos financeiros em eventos climáticos como este, contar com o seguro automóvel é fundamental.

“Quem contrata o seguro automóvel terá seus prejuízos minimizados, incluindo as pessoas que usam o próprio carro para trabalho e que perderiam seu sustento financeiro se não tivessem a garantia oferecida por uma apólice de seguro. Ao contratar uma apólice emitida por seguradora legalmente habilitada e supervisionada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), o segurado transfere o risco pré-determinado na apólice”, diz Marcelo Sebastião, presidente da comissão de seguro auto da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais).

As seguradoras disponibilizam diversos planos, mas o seguro compreensivo é o que garante proteção securitária para submersão parcial ou total do veículo em água doce, proveniente de enchentes ou inundações. Entretanto, é preciso verificar no momento da contratação da apólice se há cobertura para água salgada.

“É preciso verificar se o veículo possui esta cobertura, e ela só é válida se o carro for atingido pela maré. Caso o cliente tenha entrado com o automóvel na areia, ele não estará coberto. Se o condomínio ou casa localizados na orla da praia têm uma cobertura para danos aos veículos que estiverem dentro do prédio ou da casa, não importa se a água é doce ou salgada, pois há a garantia de indenização”, afirma Márcia Camacho, diretora de Operações da Minuto Seguros.

A executiva reforça a importância de o carro contar também com uma apólice que tenha cobertura de higienização. “Às vezes, um evento como este não é suficiente para dar uma perda-total no veículo, mas um carpete de um automóvel pode custar mais de R$ 2 mil, por exemplo. Neste caso, o cliente paga uma pequena franquia e toda limpeza do veículo é feita pela seguradora

Maureci Oliveira, diretor da Gebram, reforça que o melhor procedimento é o cliente entrar em contato diretamente com a seguradora para um pronto-atendimento mais rápido. Dessa forma, é possível que ele seja atendido mais rápido, tanto por parte da assistência 24 horas ou do time de sinistros da companhia, se o fizer necessário.

“Nestes casos, a assistência 24 horas é fundamental, além de ser a pronta-resposta para esses momentos de emergência. Ela entende a necessidade do cliente para despachar à pronta-resposta, seja guincho, táxi, remoção hospitalar caso necessário, além de fazer todo o acompanhamento logístico para o consumidor”, diz Oliveira.

Sebastião ressalta que o corretor é o profissional mais qualificado para orientar sobre as coberturas que efetivamente constam do contrato com a seguradora. “O corretor de seguros deve ser visto como o consultor do cliente, oferecendo as melhores opções de contratação. Há diversas opções de garantias e franquias que podem atender aos mais variados públicos. O corretor tem acompanhado as inovações trazidas pelas seguradoras, usando o que há de melhor para oferecer uma cotação e contratação ágil, segura e eficiente”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO