Ultima atualização 28 de novembro

Como o low-code vai impulsionar a evolução digital das seguradoras

Segundo especialista, ferramenta tem potencial de ser o elemento transformador da indústria de seguros nos próximos dois anos

A disrupção na indústria de seguros ainda é lenta se comparada a setores próximos, como o bancário e o de meios de pagamento. De acordo com uma pesquisa do Gartner, a maior parte das empresas deste segmento ainda segue em estágio inicial ou adota uma abordagem mais moderada para a transformação digital. Se a eficiência operacional é prioridade, a necessidade de gerar experiências que valem a pena e não criam problemas é imperativa, pois só assim a base de clientes se mantém viva e, o melhor, começa a se expandir.

De acordo com Karina Rodrigues, head de Negócios em Inovação da Nexmuv, a tecnologia Low-code tem potencial de ser o elemento transformador da indústria de seguros nos próximos dois anos. “As empresas que se anteciparem para a adoção de tecnologias mais novas, mais simples e de ponta irão sair na frente e estarão mais bem preparadas para responder às demandas de mercado”.

A principal vantagem do Low-code começa por eliminar o desperdício de tempo e dinheiro em projetos de transformação digital. Com resultados rápidos, ela ajuda a evitar que projetos digitais não gerem ou demorem a gerar os resultados esperados. Outro ponto importante é o acesso mais rápido a tecnologias e frameworks como Inteligência Artificial, Automação, Nuvem e Integração. “O Low-code capacita a inovação na empresa sem a necessidade de orçamentos proibitivos e com menor risco para a organização. Também garante melhor ROI (Return on Investment) e Time- to–market”, explica Karina.

Um exemplo prático aconteceu com uma seguradora internacional de origem americana, que conseguiu aprimorar a eficiência operacional e gerou economias substanciais para seus processos e resultados com o Low-code. Sua capacidade de entrega de projetos de TI aumentou significativamente, com até 4 a 5 vezes mais agilidade. Com a introdução de novos aplicativos desenvolvidos em Low-code, as vendas de apólices aumentaram em 274% e a base de clientes cresceu 400%.

Já em uma renomada seguradora suíça, o foco foi aprimorar a experiência de seus agentes de seguro através de um novo canal omnichannel, que inclui um portal e aplicativo iOS e Android. Em um tempo recorde de 4 meses, o novo canal foi criado com a tecnologia Low-code, que possibilitou a oferta de soluções ágeis e funcionais para a maior satisfação dos corretores e facilitando a manutenção contínua do sistema.

Acredita-se que até 2024, o Low-code estará presente em 65% das aplicações devido a sua eficiência e simplicidade, atuando diretamente na automação e hiper automações de processos. “Estes dois exemplos mostram como a tecnologia já tem impulsionado o setor e pode ampliar ainda mais, em um momento de trabalho híbrido e também onde falta mão-de-obra qualificada em TI”, finaliza.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO