Ultima atualização 27 de setembro

Aumento nas vendas de bicicletas abre espaço para mercado de seguros

Somente entre janeiro e julho deste ano, foram produzidas 303.873 bicicletas no Brasil, de acordo com a Abraciclo
akad
(FOTO: Rafael Neddermeyer)

EXCLUSIVO – Em busca de uma vida mais saudável, os brasileiros estão adotando a bicicleta como meio de locomoção. Em 2022, foram vendidas 3,77 milhões de bikes, segundo a Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas). Com a queda do preço médio ao consumidor dos modelos elétricos, caindo 3,9% em relação a 2021, as bicicletas à bateria têm crescido. O Boletim Técnico sobre o Mercado de Bicicletas Elétricas 2023 prevê um crescimento de 27% no mercado. Esse aumento equivale a 57 mil unidades até o final de 2023.

Somente entre janeiro e julho deste ano, foram produzidas 303.873 bicicletas no Brasil, de acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares). Dados como estes reforçam a importância do seguro para bike. O produto garante cobertura em casos de roubo e furto qualificado, danos elétricos, responsabilidade civil e acidentes pessoais, também cobrindo casos de extravio da bicicleta em viagens aéreas ou rodoviárias.

Roberto Uhl (FOTO: Manoel Petry)

A apólice cobre também o transporte da bicicleta por terceiros, e algumas seguradoras oferecem a possibilidade de extensão de todas as garantias contratadas para viagens internacionais. “Assim como o seguro automóvel, que muitas pessoas não saem da concessionária sem o carro estar segurado, o mesmo se aplica ao seguro para bicicleta. Afinal, dependendo do valor da bike, muitos ciclistas não conseguiriam repor o seu bem caso algum imprevisto aconteça”, afirma Roberto Uhl, head da Área Digital da Essor Seguros.

Segundo Uhl, a adesão ao seguro para bike na companhia já é uma realidade. Até junho de 2023, a seguradora já alcançou o mesmo volume de vendas de 2022, o que demonstra que as pessoas estão mais interessadas em proteger sua bicicleta. “O seguro é fundamental para uma pedalada tranquila, pois infelizmente as chances de um roubo ou acidente são reais, e só o fato de estar segurado já faz toda a diferença”.

Fernando Gonçalves

Somente em 2022, foram notificados 17.872 roubos e furtos de bicicletas em São Paulo. Na Akad Seguros, entre janeiro e julho deste ano foi registrado um aumento de 14% dos sinistros regulados de roubo e furtos, quando comparado ao mesmo período no ano passado. “Roubo cresceu bastante, mas também é comum recebermos sinistros baseados em acidentes. Os sinistros mais comuns são acidentes em geral, que ocasionam queda e quebra da bike. Neste tipo de dano, houve uma significativa redução de 50% no índice de acidentes”, afirma Fernando Gonçalves, diretor de Linhas Financeiras da Akad.

Nos primeiros sete meses de 2023, Gonçalves afirma que houve um aumento de 23% no volume de bikes seguradas pela empresa. “Se comparamos esse mesmo período de sete meses com o último ano pré-pandemia, podemos dizer que o volume de contratações dobrou. Atendemos um público bem diverso, seja em relação aos tipos de bikes, bem como a sua utilização, contemplando também atividades de lazer, ida e volta do trabalho ou ainda o atleta amador ou profissional”.

Oportunidades

O head da Área Digital da Essor Seguros afirma que para a carteira continuar crescendo, é preciso divulgar os benefícios que o seguro propicia aos segurados, além de investir em uma contratação rápida através de uma experiência 100% digital, que permite a cobertura imediatamente após o processo de adesão. “Entendemos que a nossa maior divulgação é na regulação do sinistro, pois uma boa experiência eleva a credibilidade do seguro de todo o mercado e gera um efeito positivo, que é multiplicado para outros ciclistas”, diz Uhl.

Gonçalves alerta aos corretores que o seguro bike pode ser a porta de entrada para outros negócios, ou vice-versa, complementando o serviço já prestado para clientes de outras carteiras. “O produto oferece uma jornada simples e digital, tanto na contratação quanto no acionamento de sinistro. Como forma de contribuir com o negócio dos parceiros, a Akad tem trabalhado por meio de treinamentos para os corretores, nos quais procuramos capacitar o profissional para uma venda consultiva, bem como para fidelizar o cliente em outros ramos”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO