Ultima atualização 21 de junho

A tecnologia como aliada na jornada de venda de seguros

Ferramentas digitais deixa livre o corretor para focar cada vez mais na jornada de venda de seguros ao usuário

Há cerca de três anos, com a economia mundial ainda sofrendo os impactos de uma crise sanitária sem precedentes causada pela pandemia da Covid-19, uma nova tendência ganhou força e ameaçou quebrar os intermediários de venda de seguros. Num cenário de extrema liquidez de mercado e baixas taxas de juros, surgiram diversas insurtechs no mundo, startups voltadas ao mercado securitário que utilizam a tecnologia para tornar os contratos com as empresas seguradoras mais simples e ágeis. 

Entretanto, foi justamente a inovação tecnológica do setor que ajudou os corretores de seguros tradicionais a sobreviverem e saírem mais fortes dessa ameaça. É certo que as startups não deixaram de existir, mas o avanço tecnológico chegou para equipar os corretores e auxiliá-los a vender mais e de forma mais eficiente.  

Gabriel Ronacher

Na conclusão geral das seguradoras, o custo de aquisição de um cliente (CAC) numa venda direta é mais alto do que via corretor. Estes últimos, por sua vez, perceberam as ferramentas tecnológicas como aliadas e facilitadoras do dia a dia de trabalho. 

Neste contexto, ganharam destaque as soluções que otimizam a vida cotidiana dos profissionais corretores, como as plataformas multicálculo, por exemplo. Com elas foram automatizados os processos de cotação, calculando de forma rápida e simplificada diversos tipos de seguros – e combinações desses – em diversas seguradoras simultaneamente.  

Já os sistemas de gestão, que foram desenvolvidos para oferecer controle integral aos corretores, organizando e otimizando os processos internos bem como auferindo os resultados por ramo e membro da equipe, possibilitaram também identificar inúmeras oportunidades de “cross selling” dentro da própria carteira dos profissionais que fazem a intermediação entre o segurado e a seguradora. Com a inclusão de produtos relacionados ou complementares, houve uma melhora significativa na experiência dos clientes para um produto em que a venda consultiva é primordial. 

Com todas essas vantagens, o corretor pode até não vencer uma máquina na disputa por agilidade, mas sai muito à frente quando se organiza para executar o que nenhuma tecnologia conseguiu até hoje: o relacionamento com o segurado, sendo capaz de escutar e entender as necessidades do cliente antes de oferecer produtos ou serviços.  

Fazendo referência a um antigo ditado: “o seguro é vendido, e nunca comprado”. Ou seja, o seguro não se vende sozinho, é necessária a existência do profissional corretor de seguros para realizar o trabalho de convencimento do segurado.  

Outro evento em que o papel do corretor se torna insubstituível é na hora do sinistro. Somente o profissional tem a capacidade de oferecer presença, acolhimento e suporte emocional neste momento delicado de negociação entre segurado e seguradora.

Em resumo, a tecnologia abre um novo canal de vendas, em que as ferramentas digitais chegam para dar mais eficiência e agilidade aos processos, automatizando funções em que a interação humana não é mais tão necessária e deixa livre o profissional corretor para focar cada vez mais na jornada de venda de seguros ao usuário. 

* Por Gabriel Ronacher, CEO da Agger

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock