Ultima atualização 24 de fevereiro

A construção de uma cultura centrada no cliente

Para de fato ter a centralidade no consumidor, faz-se necessário um movimento que extrapole as tendências e ferramentas tecnológicas

Muito se fala em Omnichannel, UX design, Data driven, Inteligência Artificial e Hiperpersonalização, matérias extremamente relevantes e necessárias quando o assunto é foco no cliente. O ponto é que, para de fato ter a centralidade no consumidor, faz-se necessário um movimento que extrapole as tendências e ferramentas e que permeie toda a organização que se pretender direcionada a tal propósito. O primeiro passo, sem dúvida, é reconhecer a relevância do tema e pautá-lo na agenda estratégica. A responsabilidade em respirar o assunto “cliente” vai muito além de uma área e de tecnologia e, sim, deve estar presente em toda a companhia, em todos os níveis.

Com essa consciência e ambição, há dois anos foi criada na Brasilseg a Diretoria de Clientes e Plataformas Digitais para funcionar como um catalisador desse movimento. Valorizando as iniciativas já em andamento e a importância de cada área que tangencia o cliente, iniciou-se uma jornada de aproximação dos times e uma construção a diversas mãos do programa Voz do Cliente. Um programa em evolução contínua e constante, que amadurece a cada dia e aos poucos vai se espalhando de forma bastante consistente, guiando as decisões.

Gabriela Bianco

Dada a relevância estratégica, foi estruturada a Comissão de Clientes e Soluções, composta pela alta liderança e principais executivos responsáveis pelas diversas etapas do ciclo de vida do cliente, desde a concepção do produto, comercialização, uso e atendimento. Partindo de uma medição robusta da experiência do cliente, foi estabelecida uma dinâmica de atuação sistemática em torno do feedback dos clientes e suas necessidades.

Para garantir alinhamento e celeridade nas soluções, foram criados squads, com foco nas principais jornadas, compostos por times multidisciplinares que atuam como guardiões da experiência. Por meio de ciclos curtos, mapeiam, priorizam e implementam as melhorias. Essa organização, além de se beneficiar dos ritos da metodologia ágil, proporciona também um ambiente de empatia entre os integrantes do time e fortalece ainda mais a construção da cultura centrada no cliente. Derrubar as barreiras entre as áreas e se organizar em torno do cliente é, certamente, peça fundamental nessa construção.

Com toda essa mobilização, os resultados são notáveis: em 2022, houve um incremento de 18 p.p. nos acionamentos digitais, alcançando 70% de representatividade; queda de mais de 40% nas reclamações; e redução de 16% na taxa de cancelamento do seguro de vida. Como reflexo mais amplo, o NPS Relacional, principal indicador de satisfação do cliente, apresentou um crescimento expressivo de 11 p.p.

Os números reforçam o nosso propósito de cuidar das pessoas e do que é mais importante para elas, e nos motiva a mergulhar cada vez mais nessa jornada.

* Por Gabriela Bianco, diretora de Clientes e Plataformas Digitais da Brasilseg

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock