Ultima atualização 04 de novembro

“Corretor deve se aprofundar cada vez mais no papel de consultor”

Rivaldo Leite, o novo CEO da vertical Seguros da Porto, participou do programa "Diálogos CEO" para comentar sobre a nova fase profissional e o futuro do setor

EXCLUSIVO – Em mais uma edição do programa “Diálogos CEO”, a Revista Apólice conversou na manhã de ontem, 03 de novembro, com Rivaldo Leite, o novo CEO da vertical de Seguros da Porto. O executivo, que está há 34 anos na empresa, assumiu o cargo no início de outubro e será responsável por todos os produtos e serviços ligados ao segmento. Durante a entrevista, ele falou um pouco sobre essa nova fase da carreira e quais são as perspectivas para o futuro.

 “Na verdade não recebi uma missão ao assumir o cargo, mas os membros do Conselho de Administração me deram dicas do que podemos fazer para manter a tradição da empresa. Meu objetivo é fazer a seguradora crescer, continuar cuidando dos corretores e zelar pelo atendimento ao cliente, que é o nosso principal diferencial no mercado. Essa nova fase coincide com o meu momento pessoal e profissional, pois me sinto mais maduro e preparado para fazer boas entregas aos nossos stakeholders”.

Questionado sobre o atual momento do seguro automóvel, Leite disse que apesar das transformações ocorridas nos últimos tempos, essa é uma carteira já consolidada no mercado e que diversos fatores irão fazer com que o produto cresça cada vez mais. “O Brasil passou por um período de muita turbulência nos últimos tempos com a chegada da pandemia e as eleições, e quando se há dúvida é natural que a economia fique instável. Com um futuro mais certo, a frota segurada tem tudo para crescer. Além do seguro automóvel, acredito no potencial do corretor para expandir outros segmentos”.

O executivo ressaltou que é fundamental que corretores sejam ouvintes dos clientes, buscando interpretar as necessidades do consumidor para oferecer uma grade de proteção securitária e financeira mais completa. “O corretor precisa se aprofundar cada vez mais no papel de consultor. Atualmente, o consórcio é um produto de prateleira dos corretores. 50% da categoria ou mais está vendendo consórcios, o que ninguém poderia imaginar que fosse acontecer alguns anos atrás”.

Sobre as Associações de Proteção Veicular, Leite afirmou que as seguradoras devem trabalhar para desenvolver produtos mais acessíveis, promovendo a inclusão no mercado de seguros de pessoas com menor renda. “Devemos ressaltar também o trabalho que o Camillo vem fazendo na Susep para combater essas associações. Enquanto não se acha uma solução mais rigorosa, o Governo deveria ter interesse em combater essas APV’s, pois elas geram uma perda de receita importante. O consumidor acaba sendo o grande prejudicado”.

O executivo também comentou sobre a importância do cross selling e dos corretores estarem preparados para ofertarem novos produtos. “Organizamos eventos específicos para cada produto, e hoje vemos nossos parceiros agradecendo o treinamento. Não tem como um profissional ser especialista em 50 carteiras, mas o corretor precisa olhar o portfólio das companhias, analisar as características da corretora dele e escolher os seguros que fazem mais sentido para o seu negócio”.

Além de CEO da vertical de Seguros da Porto, Leite também é presidente do Sindseg SP (Sindicato das Seguradoras de São Paulo). O executivo falou sobre as mudanças promovidas pela Susep no Open Insurance, que recentemente anunciou o fim das SISS e a criação da SPOC (Sociedade Processadora de Ordem do Cliente), inserindo a participação do corretor no contexto do OI. “Desde o começo do Open Insurance, enxergamos que há exageros em alguns segmentos. O corretor de seguros é um verdadeiro banco de dados, então é fundamental a participação desse profissional. O momento é de diálogo, e quando há comunicação entre diversos agentes do mercado é possível fazer melhorias que favoreçam a todos”.

Sobre o futuro do mercado para 2023, o executivo afirma estar confiante em relação ao crescimento do Brasil e do setor. Leite ressalta que há cada vez mais corretores e pessoas interessadas em adquirir uma apólice, o que deve contribuir para o segmento continuar crescendo dois dígitos. “Todos os anos o crescimento do nosso mercado é maior do que o PIB, e isso demonstra a nossa resiliência e capacidade de ajudar as pessoas e a economia do país mesmo em momentos difíceis, como foram os últimos três anos. Seguimos na missão de aumentar a conscientização sobre a importância da proteção securitária”.

Veja a entrevista completa:

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO