Ultima atualização 30 de setembro

Mirando além do seguro Automóvel, HDI se prepara para ofertar novos produtos

Eduardo Dal Ri, presidente da companhia, participou do programa "Diálogos CEO" para falar sobre as novidades e planejamento da seguradora

EXCLUSIVO – Em mais uma edição do programa “Diálogos CEO”, a Revista Apólice recebeu na tarde desta sexta-feira, 30 de setembro, Eduardo Dal Ri, CEO da HDI Seguros Brasil, para falar sobre inovação, mercado, produtos e serviços. O executivo foi entrevistado pela jornalista Kelly Lubiato na sede da companhia em São Paulo, e comentou também sobre o planejamento da empresa para o futuro e a expectativa após a aquisição da operação de varejo da Sompo.

Dal Ri tem mais de 25 anos de experiência no mercado, e em sua primeira passagem pela HDI ele liderou a operação de seguros de automóveis no início dos anos 200. Antes de retornar à seguradora como presidente, atuou como diretor executivo Comercial da Allianz no Brasil. “Fiquei fora da HDI por 11 anos e pude trabalhar com outros segmentos, seguradoras e participei de algumas aquisições. Voltei para a empresa por ser um lugar fácil de trabalhar, e apesar de ser uma multinacional o Grupo acredita que a experiência local deve prevalecer, tendo total foco nas necessidades dos nossos parceiros e clientes” disse.

Com a aquisição da Sompo, a empresa aumentará o seu prêmio emitido em R$ 1.8 bilhão, alçando aproximadamente a marca de R$ 5.5 bilhões. O executivo afirmou que o Brasil está no foco do Grupo juntamente com a Polônia, México e Itália. “Não iremos parar por aqui com as aquisições. Nesses países estamos com o olhar muito atento para novas oportunidades, além do crescimento orgânico da companhia. O Brasil é a principal operação da seguradora na América Latina e uma das mais importantes fora da Alemanha. O setor brasileiro tem um grande espaço para expansão devido às suas características”.

Questionado sobre os desafios dos seguros de Automóveis, Dal Ri reforçou que a HDI está trabalhando para resolver problemas como a alta sinistralidade, falta de prestadores na assistência 24 horas e o aumento da tabela FIPE. “Essa é uma carteira resiliente e que já passou por diversas crises. Tivemos no começo da pandemia a diminuição de riscos, mas passado esse momento após a população voltar para as ruas todo o mercado foi desafiado. Apesar de trabalhamos com estatísticas, o seguro é um produto imprevisível. Aqui na companhia reagimos rapidamente a isso, e 2022 está sendo um ano de recuperação para esse produto. Sem o brilhantismo dos nossos funcionários, corretores e assessorias não seria possível manter os clientes protegidos”.

O executivo também falou que, com as mudanças regulatórias promovidas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), a seguradora está trabalhando para desenvolver novos produtos para ser reconhecida em outros ramos. “Ouvindo a demanda dos parceiros, principalmente do interior, no próximo ano iremos entrar no produto Agrícola. Já cobrimos o segmento de máquinas, mas vamos atender o cultivo também. Além disso, queremos investir em outras carteiras que não sejam as tradicionais. Um setor que temos bastante interesse é o Novos Riscos, e estamos conversando os corretores para que eles olhem para o seguro Celular, Pix, Bolsa Protegida e etc”.

Dal Ri ressaltou que os parceiros precisam estar engajados para que a companhia possa investir em outros produtos. O executivo disse que outro desafio do mercado de seguros é a agilidade dos processos, que muitas vezes são burocráticos e acabam afastando os clientes. “O seguro atrelado a uma jornada também é um caminho para expandirmos o setor. A tecnologia para mim é só um meio para conquistarmos um objetivo, e precisamos facilitar o fluxo operacional para deixar os corretores e assessorias mais livres para focarem na expansão da carteira. Estamos estudando com a Sompo qual é a expectativa do corretor com a aquisição e a melhor maneira dele distribuir os seguros das duas empresas”.

O CEO da HDI Seguros também afirmou que a seguradora está conectada aos critérios ESG, e uma das iniciativas é o aumento da diversidade no quadro dos funcionários. Segundo Dal Ri, em 2022 50% dos novos executivos C-Level são mulheres e 60% da força de trabalho da empresa é feminina. “Ações como essa geram mais valor para a empresa”, disse. Sobre as expectativas para o futuro, o executivo acredita que 2023 será um dos melhores anos para o mercado de seguros e que a companhia está focada em se adaptar após a aquisição da Sompo. “Queremos receber bem os novos parceiros e colaboradores. Ano que vem será um ano de ainda mais investimentos, crescimento da nossa operação no Brasil e novas possibilidades de negócios”.

Veja o programa na íntegra:

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock