Ultima atualização 27 de maio

Declaração de superintendente da Susep provoca reações no mercado

Em nota emitida nesta tarde, após manifestações de vários líderes do mercado de seguros, a Susep afirma tomara medidas legais cabíveis

EXCLUSIVO – Matéria divulgada ontem (26) pela agência Reuters jogou luz sobre a condução da ação do Governo em relação ao combate ao coronavírus. Logo no início de março, o Ministério da Saúde convocou uma reunião para falar sobre as diretrizes do Governo, dois dias após a Organização Mundial da Saúde decretar a pandemia. Desta reunião, Solange Vieira, superintendente da Susep participou como convidada, para passar números sobre a economia.

Solange Vieira

O texto da matéria diz: “Solange Vieira, aliada de Guedes que esteve envolvida na importante reforma previdenciária do governo no ano passado, também mostrou pouca urgência quando foi apresentada a previsões do Ministério da Saúde em meados de março, de acordo com o epidemiologista Julio Croda. O ministério previu mortes generalizadas entre os idosos, se o vírus não fosse contido. Segundo Croda, ela afirmou: “É bom que as mortes se concentrem entre os idosos… Isso melhorará nosso desempenho econômico, pois reduzirá nosso déficit previdenciário.” O relato de Croda foi corroborado por outra autoridade, que, falando sob condição de anonimato, contou que recebeu informação do ocorrido, mas não estava na reunião.”

Desde a publicação deste texto em diversos veículos, como Extra, Uol, Folha e o Antagonista, entidades do setor de seguros se manifestaram contra as declarações de Solange.

Nota da Susep:

Consultada pela reportagem da Apólice, a Susep se manifestou em nota: “Esclarecemos que as declarações do senhor Júlio Croda atribuídas a Solange Vieira em recente matéria jornalística são improcedentes. Reiteramos que, a convite do então ministro Luiz Henrique Mandetta, a economista esteve em março no Ministério da Saúde (MS), para contribuir com os modelos de projeção decorrente da pandemia de COVID-19 utilizados por aquela pasta. Na ocasião, foram observados os cenários apresentados e seus impactos, com foco sempre na preservação de vidas. A economista declara seu repúdio a toda e qualquer ilação que impute a alguma análise proferida juízo de valor em sentido contrário ao direito à vida e à saúde para todos, de qualquer idade, a qualquer tempo.  Medidas legais cabíveis sobre o assunto estão sendo analisadas.”

Repúdio

A Fenacor emitiu nota de repúdio, na qual lamenta a postura insensível e desumana da executiva. O texto afirma: “É absolutamente inaceitável e inconcebível que seja esse o sentimento que move a pessoa que dirige a autarquia responsável por supervisionar o mercado de seguros e de previdência privada, cuja principal missão é exatamente a de proteger a vida e amparar as pessoas. A brutalidade e a falta de empatia demonstradas pela superintendente da Susep causam repulsa na sociedade brasileira e nos faz questionar uma vez mais se ela reúne as mínimas condições para ocupar o posto de comando de um órgão do Governo cujo foco precisa estar direcionado para ajudar as pessoas a superarem a mais grave crise na saúde pública dos últimos 100 anos.”

Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP usou o seu programa Direto & Reto para repercutir as palavras. Ele lembrou também todas ações da Susep, desde novembro de 2019, no sentido de atacar a atuação dos corretores de seguros, principalmente com a desregulamentação da profissão e a obrigatoriedade de exposição do valor da comissão nas apólices de seguros.

O deputado federal Lucas Vergilio (Solidariedade-GO) cobrou hoje, na tribuna da Câmara, uma posição do Ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele disse que “nos incomoda muito o silêncio do Ministro da Economia que, até por sua idade (70 anos) deveria ter tomado alguma atitude contra a postura de Solange Vieira”.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO