Ultima atualização 14 de fevereiro

Entenda a importância das APIs na era da transformação digital

Devido ao avanço da tecnologia, as APIs exercem papel fundamental no processo de modernização e unificação dos sistemas dentro das organizações

Devido ao avanço da tecnologia e das mudanças econômicas, sociais e ambientais que estão acontecendo, as organizações enfrentam a necessidade de inovar, ser ágil e entregar qualidade nos seus produtos, serviços e também atendimento. No setor segurador, as companhias não escapam deste desafio.

Entretanto, nesse caminho da digitalização dos negócios, muitos empresários podem se deparar com a seguinte dúvida: por onde começar esse processo de inovação?

A tecnologia é a principal facilitadora para grande parte dessa reinvenção organizacional e as APIs (Application Programming Interfaces) têm um papel fundamental nesse longo processo. Sem elas, a comunicação entre os sistemas e a modernização dos processos se torna inviável.

A razão das aplicações serem tão importantes é devido ao fato de que elas são as responsáveis pela integração dos sistemas utilizados pelas seguradoras. Além disso, elas também permitem a conexão entre organizações e tecnologias nos ecossistemas.

Mas afinal, o que são as APIs?

As Application Programming Interfaces, ou Interfaces de Programação de Aplicativos, em português, são um conjunto de rotinas e padrões de programação que fornece acesso a um aplicativo, software ou plataforma baseado na web. Elas conectam dados para oferecer acesso a sistemas, informações e experiências digitais. Sabe o login feito no site da seguradora com um usuário Google? Ele é possível porque existe uma aplicação trabalhando para promover a comunicação entre os dois sistemas.

Por serem fundamentais para muitos processos, igual a este citado, as APIs desempenham um papel crítico em projetos de modernização de TI e digitalização dos negócios. Elas impulsionam a transformação digital. A lista de aplicações é extensa: projetos em nuvem usam APIs; softwares que interagem com sensores de IoT usam APIs; e aplicativos móveis requerem APIs.

Independente do modo como você as usa, é importante construir uma estratégia que indique a melhor maneira de planejar, projetar, proteger e gerenciar as aplicações. Dessa forma, a empresa consegue atender às necessidades táticas atuais, mantendo a flexibilidade necessária para modernizar a operação no mundo digital.

Para os projetos de TI que desejam focar na modernização dos processos organizacionais, as APIs são ferramentas extremamente valiosas. Elas permitem desbloquear dados, aumentar a agilidade, incentivar a inovação e acelerar o tempo de valorização.

Contudo, o real valor de uma API será dado mesmo pelos usuários. Se eles não investirem tempo, atenção e apoio, dificilmente uma API irá se destacar dentre tantas outras disponíveis.

Sendo assim, as interfaces de aplicação valiosas se consagram, especialmente por conta do potencial valor que elas podem gerar para o seu público, necessárias para as organizações. Além disso, oferecem facilidade de uso por parte dos desenvolvedores de parceiros ou clientes e agilidade no tempo gasto para integrar o aplicativo a API para viabilizar todo o processo.

Veja mais sobre o assunto no site da GR1D Insurance.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock