Ultima atualização 04 de fevereiro

Seres foca na inovação

Executivos traçaram tendências e discutiram o futuro do mercado securitário no evento, realizado nos dias 29 e 30 de janeiro em São Paulo

seguros 1

Realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, em São Paulo, o Seres – Seguros e Resseguros Brasil Forum 2015 discutiu as tendências para o crescimento do mercado securitário ao longo deste ano.

Na ocasião Andre Gregori, CEO da BTG Pactual Seguros, traçou um panorama do mercado de seguros mundial. De acordo com o executivo, desde o final de 2014 há uma tendência de elevação da curva longa de juros do mercado americano. A medida impacta mundialmente no fluxo de divisa, que acaba migrando dos países em processo de desenvolvimento e expansão para cenários com menor risco de investimento. Isso prejudica os investimentos mundiais e afeta principalmente os países que demandam de investimento na área de infraestrutura como Brasil, Rússia, China e Índia.

“É muito importante olhar para a curva longa de juros, fator preponderante para os investimentos de infraestrutura e longo prazo e que, de fato, fomentam a economia dos países. Esperava-se que ela também crescesse, mas se analisarmos o gráfico dos últimos dez anos, vemos que a tendência é completamente oposta”, afirma Gregori.

O fluxo do mercado brasileiro, que passa por uma readaptação da economia, não deverá migrar de uma só vez para os Estados Unidos, onde teoricamente o mercado seria mais seguro. Mesmo com o atual patamar, a tendência é que o mercado continue soft, considerando que os balanços das grandes companhias estão fortalecidos e as empresas bem capitalizadas.

Outra questão apontada pelo CEO foi o preço do petróleo, que no último ano passou de US$ 110 para US$ 50 o barril. “O impacto é mais positivo do que negativo. Mas sabe-se que esse preço não é um preço real ou sustentado, pelo menos no que diz respeito ao mercado oriental, que entendeu que com o valor do petróleo lá em cima algumas outras fontes de energia começaram a surgir, como o xisto e o pré-sal”, explica.

Por fim, Gregori voltou às atenções aos eventos inesperados como o atentado aos franceses, a valorização do franco suíço e o plano de incentivo do Banco Central europeu, além de abordar o atual patamar da economia brasileira. “Vivemos um momento de cenário econômico desafiador, mas isso não deixará de gerar novas oportunidades ao setor”.

Novos produtos

Composto por executivos de diversas companhias, o debate focou principalmente na possibilidade do mercado e no desenvolvimento de novos produtos. Mediador da mesa redonda, Gregori afirmou que criar mercado é importante. “Dentro das nossas limitações, devemos tentar inovar sempre. Seguro não é um produto marginal”.

Para Luiz Macoto Sakamoto, diretor executivo da Yasuda Marítima, o grande potencial de crescimento do ramo está na área de massificados e de pequenas e médias empresas (PMEs). “Dados não oficiais apontam que 50% das PMEs não fazem seguro, seja porque não tem oferta ou porque não possui interesse no assunto”, afirma ele, completando que os canais de distribuição também é um assunto que, apesar de polêmico, deve ser discutido sem preconceitos.

Já Beatriz de Moura Campos Mello Almada, vice-presidente sênior e Legal & Compliance da Swiss Re, lembrou que, em 15 anos de atuação no mercado securitário, viu o segmento caminhar muito em alguns aspectos. Já em outros, nem tanto. “Precisamos amadurecer quanto à cultura do seguro, entender o que é seguro e como fazer do resseguro uma ferramenta aliada, de parceria”, observou ela.

Apesar de importante, Paul Conolly, da Generali, ressaltou que o mercado não deve considerar apenas a questão da inovação, mas também pensar nos produtos já existentes e se eles realmente atendem os clientes. “Temos que abrir os horizontes, oferecer produtos diferentes e ficar de olho no que andam fazendo”.

Lívia Sousa
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO