Ultima atualização 04 de fevereiro

Precificação inteligente é o caminho para ganhar mercado

Em sua primeira entrevista coletiva, Carlos Magnarelli, presidente da Liberty Seguros, falou sobre os resultados da empresa em 2014 e como deve investir recursos para diversificar sua carteira de produtos

Em julho de 2014, Carlos Magnarelli foi anunciado como CEO da Liberty Seguros. O executivo, que já atuava na companhia desde 2001, assumiu a missão de conduzir uma seguradora que tem presença global, mas com operação descentralizada. No ano passado, a companhia movimentou R$ 2,6 bilhões em prêmios, com crescimento de 7,7% em relação ao ano de 2013. O lucro líquido foi de R$ 83,9 milhões em 2014, com atuação principalmente em automóveis (79% da carteira), residencial, transporte, seguros para pequenas empresas, riscos especiais e grandes riscos. Esta é a primeira vez que o índice combinado da empresa fica abaixo de 100, desde que ela chegou ao Brasil.

No ano passado a empresa investiu R$ 14 milhões em tecnologia. De acordo com Magnarelli, a seguradora pretende ampliar o sistema de precificação inteligente, para que as pessoas paguem um preço justo pelo seu risco. “Queremos investir em pessoas e em melhores práticas, aproveitando modelos da nossa matriz”, afirmou o executivo, acrescentando que a prioridade será a linha de produtos pessoas, como automóvel e residência. Analisando os dados que podem ser captados e utilizados num modelo de precificação mais detalhado, há mais de 30 milhões de possibilidade para o seguro de automóvel. “É uma área que interessa para a companhia e para o consumidor”.

Sobre o crescimento das carteiras mais rentáveis, Magnarelli afirma que novos produtos estão sendo estudados para atender novas demandas. Ele citou o exemplo do Auto Consciente, que é um produto de entrada no mercado de seguros e que pode ser adquirido por um valor cerca de 50% mais barato do que o produto com cobertura compreensiva. “O Auto Consciente cobre danos físicos e materiais a terceiros e ainda conta com serviços de assistência 24H”, ressaltou. Desta forma, a Liberty pretende chegar a uma nova faixa de clientes, daqueles que não podem (ou não querem) adquirir os produtos convencionais.

A saída do mercado de empresas médias foi a estratégia da empresa para focar em um grupo específico de clientes: os pequenos empreendedores. Foram lançados vários produtos patrimoniais de acordo com a área de atuação: salões de cabeleireiros, buffets, petshops, entre outros. “Vamos continuar estudando nichos para verificar suas necessidades e supri-las”, enfatizou Magnarelli.

Para 2015, Magnarelli disse que a Liberty vai trabalhar na melhoria do mix de produtos, investindo em um modelo de precificação inteligente e no realcionamento e treinamento dos canais de vendas, sejam eles corretores ou concessionárias. “Queremos oferecer uma entrega excepcional e, para isso, vamos investir em um modelo de gestão que busca sempre a melhoria continua, com empoderamento dos funcionários para que eles melhorem diariamente seus processos de trabalho”.

Com operação 29 países, a Liberty possui lugar de destaque em todos os locais em que atua. De acordo com Pablo Barahona, COO para América Latina e Ibéria do Grupo, no ano passado foi feita uma reorganização da Liberty para centralizar alguns tipos de decisões que eram feitas localmente. “Formamos três grupos estratégicos sediados em Boston para desenvolver o planejamento de longo prazo do Grupo: Strategy. Pricing and Analytics; Claim and Inovation. Estes centros de excelência ajudam os países a precificarem melhor, compreendendo o consumidor e o mercado local, com modelos preditivos e analíticos”, contou. A área pela qual Barahona é responsável, responde por 79% do faturamento internacional da Liberty.

Prata da casa

Os executivos ressaltaram a importância que o Grupo dá para os colaboradores internos. Sempre que há disponibilidade de cargos, os mesmos são oferecidos primeiro internamente. No Brasil, são 1,5 mil funcionários espalhados por 69 escritórios.

A estratégia de relacionamento com os 13 mil corretores que atuam com a companhia, segundo Patricia Chacon, diretora de Marketing da Liberty, é ser descomplicada, com várias formas de acesso (a empresa acaba de abrir a possibilidade de atender os corretores via Skype). “Também queremos reconhecer o esforço do corretor e, para isso, criamos campanhas com recompensas inusitadas”, brincou. A próxima campanha de incentivo da empresa deve ser lançada ainda em fevereiro.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock