O Grupo Hospitalar Santa Celina selecionou um grupo de pacientes de atenção domiciliar que registraram mais de uma reinternação hospitalar no período de seis meses e não eram assistidos por médicos do serviço de atenção e internação domiciliar. Eles ingressaram no projeto Closer ? um novo olhar da assistência domiciliar. Durante um semestre, a equipe do projeto fez um acompanhamento ativo dos pacientes, o que resultou em uma queda de 26% nas reinternações hospitalares, bem como uma redução de 39% nos chamados de urgência. A redução de custo por paciente chegou a R$ 10 mil.
O objetivo principal do Closer é fidelizar o paciente à empresa de Atenção Domiciliar e aos médicos que atuam na urgência e emergência, mesmo quando eles não têm contato com os mesmos. ?Fazemos isso através de uma abordagem mais personalizada. Observamos que o acompanhamento de pacientes com um monitoramento ativo, incluindo análise funcional e individualização da assistência, traz redução de riscos e, consequentemente, das reinternações?, conta Ana Elisa Siqueira, presidente do Grupo. ?E quando a reinternação acontece, o Closer proporciona o retorno do paciente ao seu ambiente social de maneira mais rápida. Com essa mudança de olhar, aumentamos o índice de satisfação dos nossos pacientes e de nossos clientes?, complementa.
Com isso, em seis meses, as operadoras apresentaram economias nas contas destes beneficiários, aumentaram o turn over da carteira e obtiveram um resultado assistencial de maior qualidade.
O trabalho teve como objetivo desenvolver um planejamento assistencial diferenciado, envolvendo um olhar além da avaliação diagnóstica, trabalhando a humanização, a assistência e a gestão de recursos.
J.N.
Revista Apólice