Ultima atualização 08 de março

Estudos de seguradoras focam nas mulheres

As mulheres foram alvo de levantamentos realizados por algumas companhias do mercado. Na área de previdência privada, a SulAmérica pesquisou o perfil da sua carteira de clientes e constatou: as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado investidor e se mostram conservadoras quando o assunto é aplicação em produtos de previdência privada.
Dados de 2011 mostram que 77% das mulheres que investiram em PGBL optaram por fundos conservadores, ou seja, com maior concentração em renda fixa. Em 2008, este percentual era de 54%. O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é o plano de previdência indicado para aqueles que fazem a declaração do Imposto de Renda pelo formulário completo, uma vez que o participante pode abater as contribuições do valor da base de cálculo do imposto, até o limite de 12% da renda brutal anual.
Na modalidade VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres), indicada para quem faz a declaração simplificada do Imposto de Renda, pois as contribuições a estes planos não são descontadas da base de cálculo do Imposto de Renda, nota-se que o perfil conservador também predomina em 56% das investidoras.
“Sabemos que existem fatores que influenciam na decisão de investimento. Para as mulheres, além do cenário econômico, pesam na decisão de investimento as necessidades de consumo e a preocupação com o futuro pessoal e familiar”, explica a diretora técnica de Vida e Previdência da SulAmérica, Carolina de Molla.
O levantamento apontou que 61% das mulheres que investem em VGBL são solteiras, entre as que investem em PGBL, a porcentagem de solteiras é de 54%. A média de idade varia de 37 a 39 anos. “São mulheres independentes financeiramente que se preocupam com a manutenção do padrão e a qualidade de vida na fase da aposentadoria”, comenta Carolina.
O perfil de investimento conservador das mulheres se repete quando o assunto é menores. No Educaprevi, plano de previdência contratado por pais e responsáveis para crianças e adolescentes, estão concentrados em renda fixa. “Mais uma vez é o perfil conservador da mulher definindo a opção de previdência para a família”, acrescenta a executiva.

Vida
Já o grupo segurador BB Mapfre analisou a sua carteira de seguros de vida para a mulher. O grupo, que atua desde 2003 com o Seguro Vida Mulher, projeta crescimento de 33% do volume de prêmios da carteira em 2012.
Exclusiva para o público feminino, a apólice vem crescendo continuamente. Somente ano passado, o volume de prêmios apresentou um aumento de 26,6%. “Diante das particularidades desse público crescente, contamos com um seguro que oferece a proteção necessária e também coberturas que aumentam as possibilidades de uma vida melhor”, afirma Bento Zanzini, diretor geral de Riscos de Pessoas do Grupo BB Mapfre.
O Seguro Vida Mulher possui, além das proteções tradicionais do seguro de vida, cobertura para casos de câncer de mama, útero e ovário. Em caso de constatação do diagnóstico, a segurada recebe o valor da apólice para utilizar no tratamento.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o mais comum e corresponde pela maior causa de morte de mulheres na faixa entre 40 e 69 anos. Já o câncer de colo de útero é responsável por 230 mil mortes por ano.
Os dados mostram um aumento dos casos registrados. Em 2010, a seguradora registrou R$ 8,1 milhões em pagamentos de indenização para seguradas diagnosticadas com a doença. Já no ano passado, o valor alcançou R$ 11 milhões.
“A segurada tem total liberdade para administrar a apólice durante o seu tratamento, custeando os medicamentos e/ou apoio psicológico”, complementa Zanzini.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida mulher avançou de 73,9 para 77 anos, em um período de nove anos. Essa longevidade vem permitindo a redução do custo do seguro. Além disso, se a segurada apresentar um hábito de vida saudável, o valor pode ser reduzido em 10% ou mais.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO