Ultima atualização 28 de fevereiro

Cesvi aponta que 67% dos veículos no Brasil têm ABS disponível de fábrica

A quinta edição do levantamento sobre a disponibilidade do sistema ABS nos novos veículos comercializados no País, realizado pelo Cesvi Brasil, aponta se os veículos possuem esse item de série, como opcional, ou ainda se não apresentam esse dispositivo. Além do ABS, o mapeamento verificou os modelos que também dispõem do sistema ESP (sistema eletrônico de estabilidade); realizou um comparativo da presença desses itens no mercado brasileiro e argentino e apresentou gráficos que indicam a porcentagem de veículos com os sistemas por montadora. O levantamento indicou que 67% dos veículos têm ABS disponível de fábrica, porém a oferta para os veículos populares (categoria hatch compacto) ainda é de 17%, mais 38% que é oferecido como opcional.
O Cesvi Brasil colheu informações de 767 versões de veículos nos sites das montadoras, em centrais de atendimento, concessionárias e catálogos. As informações correspondem à situação dos veículos comercializados até novembro de 2011; versões lançadas a partir de dezembro não foram consideradas.
Desde a edição anterior do levantamento, em 2010, houve a entrada de novas montadoras no mercado brasileiro como Aston Martin, Jac Motors e Chery. Em 2008, entre as 323 versões estudadas, apenas 90 veículos tinham ABS de série: 27,8% do total. Três anos depois, a quantidade de versões de veículos com o sistema instalado de fábrica subiu para 518 (67% do total que há nas concessionárias). Desses 67%, 41% possuem também o sistema ESP. Já a disponibilidade do ABS na categoria hatch compacto ainda é de 17% de série, mais 38% que é oferecido como opcional.
A partir de 2014, todos os veículos novos do mercado brasileiro, nacionais ou importados, devem contar com ABS como item de série. O cronograma para a adaptação das montadoras à obrigatoriedade já estabelece que, a partir de janeiro de 2012, 30% dos modelos devem ter ABS de série. Em 2013, esse índice subirá para 60%, até chegar a 100% em 2014.
O levantamento ainda identificou que, entre os veículos importados dos Estados Unidos e da Europa, a oferta de ABS é geral, evidenciando que, nesses países, o consumidor faz questão da presença do sistema. Na Argentina, 69% dos veículos têm ABS de série, sendo 50% com sistema ESP. Entretanto, em relação à quantidade de veículos em que o sistema pode ser incorporado como opcional, apenas 20% dos veículos brasileiros não têm ABS disponível, enquanto na Argentina esse índice é de 23%.
Marcas
Com ABS em 100% dos modelos: Aston Martin; Audi/ BMW; Chery; Chrysler; Dodge; Jac Motors; Jaguar; Jeep; Lexus; Lifan; Mahindra; Maserati; Mini; Porsche; Smart; Subaru; Volvo.
Sem ABS nenhum no Brasil: Chana; Effa; Lobini; Tac; Troller.

Portais de seguros

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice