A AxisMed cresceu 33% em 2010 e a expectativa para este ano é de 40%. A empresa iniciou suas atividades no mercado de medicina preventiva em 2002. A organização estima ampliar até o final de 2011 sua carteira de clientes, dividida entre operadoras de planos de saúde, mercado corporativo e mercado farmacêutico, em 48%. O número de colaboradores, que é de 289, deve aumentar em 5% e o de participantes dos programas de GDC em 11% – atualmente, a AxisMed monitora cerca de 93 mil vidas. Neste ano, a empresa participou do ranking sobre as pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil, elaborado pela revista EXAME PME, e conquistou o 3º lugar entre as empresas da área de saúde e, a 72ª posição entre as 250 organizações analisadas.
O principal objetivo da organização é estimular nos indivíduos o autocontrole, por meio de informação, orientação e educação para gerar adesão a tratamentos médicos, incentivar medidas de estabilidade clínica aos doentes crônicos e bem estar à sociedade em geral.
No mercado de Operadoras de Planos de Saúde (OPS), a média de doentes crônicos identificados é de 3% a 4%, levando em consideração apenas as principais patologias crônicas (diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e pulmonares). Vale ressaltar que esse valor varia em função do perfil demográfico da carteira de cada uma, como por exemplo, a idade dos beneficiários. Portanto, em uma carteira com idade média de 60 anos o percentual pode chegar a 12%. O trabalho desenvolvido pela AxisMed promove otimização de investimentos, como o melhor uso de hospitais, consultas médicas e realização de exames.
Já no mercado corporativo, os problemas de saúde são a principal causa de absenteísmo, um fator de perda de produtividade com aumento de custos diretos e indiretos. Os serviços prestados pela companhia são capazes de gerar cerca de 20% de redução dos valores. Em um intervalo de 12 meses, depois de iniciado os programas da AxisMed, as organizações apresentam os seguintes resultados: redução de 22% no número de consultas, 36% nos procedimentos ambulatoriais, 26% de entradas no Pronto Socorro (PS) e queda de 62% nos casos de internações.
A cobertura da AxisMed é nacional. Em quase uma década de atuação, a empresa avaliou cerca de 400 milhões de procedimentos médicos, analisou 9 milhões de pessoas. Com mais de 300 colaboradores, sendo 80% deles envolvidos diretamente na operação com os monitorados, a AxisMed destaca-se pela equipe totalmente inserida na metologia da empresa e especialmente treinada. São profissionais de diferentes áreas, como nutrição, psicologia, geriatria, medicina da família, fisioterapia, enfermagem, assistência social, farmácia, entre outras.
G.F.
Revista Apólice