Ultima atualização 18 de julho

Médicos decidem paralisar atendimento a partir de setembro

Médicos decidiram paralisar o atendimento a seis planos de saúde que ainda não aceitaram iniciar as negociações de reajuste do valor dos honorários a partir do dia 1º de setembro. A paralisação será feita em sistema de rodízio: ginecologistas e obstetras vão interromper o atendimento eletivo entre os dias 1º e 3 de setembro; os otorrinolaringologistas de 8 a 10 do mesmo mês; pediatras de 14 a 16; pneumologistas de 21 a 23; e cirurgiões plásticos entre os dias 28 e 30 de setembro. Os anestesiologistas também participarão da paralisação, acompanhando as áreas que estiverem no rodízio. Apesar da interrupção dessas especialidades, representantes da categoria afirmaram que urgências e emergências serão garantidas.
Os planos de saúde que serão afetados são: Gama Saúde, GreenLine, Abet, Intermédica, Companhia de Engenharia de Tráfego e Notredame. Eles ainda não iniciaram as negociações dos honorários com os médicos. Por outro lado, Porto Seguro, Cassi, Embratel e Caixa Econômica Federal, que também poderiam ter seu atendimento suspenso, aceitaram negociar.
Segundo Florisval Meinão, vice-presidente da Associação Paulista de Medicina, a suspensão do atendimento acontecerá em forma de rodízio para não prejudicar os usuários. “A ideia é tentar entrar em negociação para que a paralisação não seja necessária. Mas algumas operadoras sistematicamente recusam iniciar o diálogo”, disse Meinão em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
Os médicos reivindicam um valor único e pedem que o custo da consulta passe de R$ 35 (valor médio que é cobrado hoje), para R$ 80. Outra reivindicação é a regularização dos contratos com as operadoras e o fim das pressões para que as solicitações de exames, internações e procedimentos sejam reduzidas.
Ainda em entrevista ao jornal, Meinão disse que outras 19 outras operadoras já foram convidadas a iniciar a negociação, mas ainda estão dentro do prazo. O objetivo é negociar com as operadoras atuantes no Estado – cerca de 300 – até o fim do ano.

Com informações do Estado de S. Paulo

Jamille Niero
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock