A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ampliou a sua capacidade de atendimento aos consumidores por meio da inauguração das novas instalações do Disque-ANS, conforme informações no site da autarquia. A central também atende operadoras de planos e prestadores de serviços de saúde pelo telefone 0800 701 9656.
Segundo a autarquia, a partir da duplicação do número de postos de atendimento (PA), que passou para 48, e expansão de mais de 60% do efetivo de atendentes, que agora chega a 60, “o novo Disque-ANS está capacitado para prestar um atendimento ainda mais eficiente ao público, o que é uma preocupação constante da Agência”.
No ano passado, a central de atendimento da ANS recebeu 107.182 ligações, das quais 88% foram consultas para esclarecimento de dúvidas e 12% foram reclamações e denúncias. O acesso ao órgão regulador por parte dos beneficiários tem crescido. Entre 2007 e 2008, esse número mais que dobrou, passando de 51 mil para pouco mais de 102 mil. Conforme informações da ANS, a demanda cresceu estimulada pela maior visibilidade da autarquia.
O Disque-ANS funciona de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, pelo 0800 701 9656. Nos demais horários, os consumidores têm acesso à URA (Unidade de Resposta Automática), pela qual podem esclarecer dúvidas, além dos demais canais de atendimento da Agência: Fale Conosco em www.ans.gov.br ou contato pessoal em um dos 12 Núcleos situados em todas as regiões do País.
Aline Bronzati
Revista Apólice