Ultima atualização 15 de junho

Comitê político da Fenacor quer retirar a figura do agente de seguros do PL 3.555

O vice-presidente da Fenacor, Roberto da Silva Barbosa, o presidente do Sincor-RS, Celso Vicente Marini, e o presidente do Sincor-DF, Dorival Alves de Sousa, ambos, integrantes do comitê político da Fenacor, acompanhados pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS), participaram nesta quarta-feira (09), em Brasília, de audiência com o deputado federal Jorginho Maluly (DEM-SP). O foco da reunião foi o Projeto de Lei 3.555/2004, que “Estabelece normas gerais em contratos de seguro privado e revoga dispositivos do Código Civil, do Código Comercial Brasileiro e do Decreto-Lei nº 73 de 1966”, do qual Maluly é relator na Comissão Especial. A bandeira de luta travada pelo comitê político é que seja excluída do referido Projeto de Lei a figura do agente de seguros.
Barbosa explicou ao relator que o corretor de seguros é o profissional, devidamente habilitado no órgão governamental competente (Susep), que dispõe de conhecimentos específicos para assessorar o segurado no momento anterior à contratação do produto seguro. As atribuições do corretor de seguros abrangem desde a fase pré-contratual até o instante da ocorrência do sinistro. Para o Presidente da Frente Parlamentar Brasil com Seguro, Deputado Beto Albuquerque, “a figura do agente é algo que não é aceitável no mercado, posto que o projeto de lei apenas o prevê, sem contudo trazer qualquer definição, deixando, dessa forma, aberta a permissibilidade de que qualquer pessoa possa ser um agente e sair vendendo seguros no mercado, cabendo apenas às Companhias Seguradoras a contratação dessas pessoas”.
Segundo o deputado “seria uma temeridade que isso ocorresse, haja visto que cada vez mais o mercado exige pessoas com preparo, conhecimentos técnicos específicos, formação, entre outras atribuições. A mesma posição é compartilhada com os demais deputados integrantes da “Frente Parlamentar Brasil com Seguros”, formada por 200 parlamentares.
O Projeto de Lei nº 3555/2004 é de autoria do deputado federal José Eduardo Cardozo (PT/SP) e está sendo analisado por uma Comissão Especial, cujo presidente é o deputado Moreira Mendes (PPS/RO). Nesta fase, a Comissão Especial ouviu dezenas de especialistas e profissionais ligados ao Mercado de Seguros e foram apresentadas 86 emendas.

A. B.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO