A Superintendência de Seguros Privados (Susep) iniciou os trabalhos da Comissão Especial Permanente ontem, dia 10 de março, na sede da autarquia. “Trata-se de um fórum que reunirá as principais personalidades do mercado e a alta administração da Susep, a cada dois meses, para debater e analisar formas de potencializar o desenvolvimento e o crescimento do setor de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros”, explica o superintendente da Susep, Armando Vergilio.
A Comissão irá propor ações de ordem técnica e jurídica com o objetivo de aperfeiçoar a regulamentação, bem como as práticas de governança corporativa das empresas supervisionadas. Ela será formada pelo superintendente e diretores da Susep e pelos presidentes da CnSeg, FenSeg FenaCap, Fenaprevi, Fenacor e Funenseg. Segundo Vergilio, a autarquia deseja aumentar o diálogo com o setor, além de ter uma postura mais pró-ativa.
“O setor de seguros tem espaço para crescer fortemente. Há um conjunto de ações a serem empreendidas no Brasil, que vão garantir esse crescimento nos próximos anos. Em 2009 o mercado segurador, de previdência privada aberta, capitalização e resseguros atingiu cerca de 3,5% do PIB. Seguindo este ritmo, no meio da década corresponderá a 6% do PIB do País. São vários os projetos que vão estimular essa expansão: massificação do seguro, os microsseguros, seguro rural, seguro habitacional, novos produtos de previdência, necessidade de se assegurar garantias aos projetos macro-estruturantes que se concretizarão nos próximos anos”, diz Vergilio.
A Comissão terá vigência por prazo indeterminado e poderá criar subcomissões temáticas e grupos de trabalho para tratar de assuntos específicos.
IA emite relatório de auditoria veicular em poucos segundos
EasyInspection Danos e Avarias analisa rapidamente qualquer modelo de veículo, trabalho que antes era feito em horas ou até dias