Ultima atualização 10 de março

ONU anuncia o plano Década de Ações para a Segurança no Trânsito

A ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu, durante sua Assembleia Geral, no último dia 2 de março, a Década de Ações para a Segurança no Trânsito de 2011 a 2020 com a meta de estabilizar e reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo.
Na resolução adotada, os 192 países membros da ONU solicitam à OMS (Organização Mundial da Saúde), em cooperação com outros parceiros, a elaboração de um plano diretor para guiar as ações nessa área durante os próximos dez anos. E ainda, que cada um desses países estabeleça suas metas nacionais para a redução de acidentes até o final do período correspondente à Década.
De acordo com o Relatório Global sobre a situação da segurança viária, primeira análise detalhada sobre 178 países que foi publicado em 2009, ferimentos causados por acidentes de trânsito permanecem um problema de saúde pública, principalmente nos países de média e baixa renda.
Segundo a OMS, o número de mortes em consequência de acidentes no trânsito chega a 1,3 milhões ao ano. E se não houver medidas dos governos, a perspectiva é que em 2020 esse número possa aumentar para 2 milhões.

Conferência de Moscou
A inclusão dessas ações referentes à segurança viária, nas discussões da Assembleia Geral, resultou da reunião dos representantes de cerca de 140 países na I Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, realizada em Moscou, na Rússia, em novembro de 2009. A conferência resultou na Declaração de Moscou que solicitava à ONU que instituísse a Década da Segurança Viária.
O Brasil foi representado nessa conferência por uma delegação que contou com a participação de José Aurelio Ramalho, diretor de operações do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), única empresa privada a participar da comissão.

Movimento Chega de Acidentes
O CESVI criou junto com outras entidades, em setembro de 2009, o movimento pela implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária no Brasil, o ?Chega de Acidentes?.
A campanha pretende chamar a atenção da sociedade e das autoridades para o grande número de acidentes e mortes no trânsito.
Em 2010, o CESVI realizará reuniões permanentes com as entidades que apoiam o movimento Chega de Acidentes, com a finalidade de articular projetos voltados para a década da segurança viária no País.
No site www.chegadeacidentes.com.br um relógio virtual estima a evolução da quantidade de vítimas fatais e não fatais no Brasil, e o impacto econômico dos acidentes e suas vítimas. Desde que o relógio iniciou a estimativa, em 18 de setembro último, o trânsito já provocou a morte de 17.666* pessoas e outras 55.968* foram hospitalizadas. De acordo com dados levantados pelo movimento, o impacto econômico desses acidentes corresponde a cerca de R$ 15,6 bilhões*. Esse valor equivaleria ao investimento em 107 km* de linha de metrô em São Paulo; 314* hospitais de reabilitação; 448.514* casas populares; e cerca de 65,7 milhões* de cestas básicas.
*Dados da última estimativa do Chega de Acidentes em 09/03/2010, às 09h01.

Como participar do movimento
No mesmo endereço eletrônico é possível participar de um abaixo-assinado. As entidades interessadas na ação também podem entrar em contato por meio do site.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock