EXCLUSIVO – Ganhar escala é, sem sombra de dúvidas, um caminho para que as empresas encontrem resultados mais expressivos. A massificação de produtos e serviços é um fenômeno que vem acontecendo ao longo dos anos, mas só ganhou espaço na saúde com a entrada no mercado de empresas com modelos de negócios alternativos aos planos de saúde tradicionais, cujos custos tornaram a contratação quase proibitiva para uma enorme parcela da população.
Para ocupar este espaço, a TEM Saúde criou um modelo de negócio viável para distribuição de serviços de saúde em massa. Sua característica de baixo custo e contratação desburocratizada permitiu a distribuição através de parceiros, que hoje inclui varejistas, bancos, financeiras, seguradoras, empresas de benefícios, associações, entre outros. Na criação de seu produto, a TEM Saúde eliminou o risco de sinistro com os cartões pré-pagos de saúde. “Nosso produto precisava ter as mesmas características já apresentadas em outros serviços distribuídos em modelos massificados”, explica Mariana Esteves, vice-presidente e sócia da TEM Saúde. Outro fator importante para entrada no mercado foi a flexibilidade operacional. “Comercialmente, nossa capacidade de criar produtos modulares e simplificar o processo de venda foi fundamental no segmento de afinidades”, lembra Mariana Esteves.
O negócio, que nasceu em 2014, surgiu quando seus sócios fundadores, Tuca Ramos e Igor Pinheiro, identificaram no mercado a carência de um modelo de saúde que se posicionasse entre o SUS e os planos tradicionais.
A empresa, por uma questão estratégica, estruturou-se jurídica e operacionalmente como um meio de pagamento. O objetivo era se diferenciar dos cartões de desconto convencionais disponíveis no mercado. “Ter um modelo de negócio transacional foi uma decisão que nos custou muito mais investimento e esforço operacional, mas nos colocou à frente da concorrência e também de possíveis entrantes. O modelo permitiu monitorar todas as etapas da jornada de utilização do cliente, e nos garantiu a capacidade de captar e acumular esses dados ao longo dos últimos 10 anos”, explica a VP.
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Para Mariana, “a robustez operacional conferida por esse modelo de negócio também nos colocou em uma posição privilegiada quando os bancos começaram a olhar para a distribuição de serviços de saúde. Somos a única empresa com uma solução transacional, whitelabel e totalmente integrável, inclusive nas etapas de pagamento dos serviços. Por isso nós temos alguns dos grandes bancos e adquirentes como parceiros da casa”.
Para a executiva, essa combinação de conhecimento dos usuários e robustez operacional deu à TEM uma capacidade incomparável em criar produtos personalizados para cada um de seus parceiros. “Nenhum projeto na TEM é igual ao outro. Isso só foi possível porque desde o início desenvolvemos nosso sistema pensando em modularidade, então nossos serviços e características de negócio são 100% parametrizáveis”, completa.
Em 10 anos, a TEM Saúde evoluiu do cartão pré-pago para o cartão digital e, depois, para Conta Saúde, uma carteira digital para uso exclusivo em serviços de saúde.
A Conta Saúde permitiu diversificar as formas que o cliente pode usar para pagar pelos serviços de saúde. “Hoje o cliente já pode realizar recargas parceladas em sua carteira e futuramente deverá inclusive encontrar formas de financiamento dos serviços, mas nosso desafio sempre foi permitir também o pagamento direto ao prestador de serviço sem perder o rastreio sistêmico das utilizações, não queríamos abrir mão de ter dados e o controle do processo operacional. Recentemente desenvolvemos uma solução tecnológica que resolveu essa questão”, comemora Mariana.
Rede de prestadores de serviços
Para tornar seu cartão de acesso à saúde escalável, a TEM construiu uma ampla rede médica, odontológica e laboratorial, que se tornou um importante ativo na transformação do seu negócio.
Com uma rede credenciada de saúde multidisciplinar e informações comportamentais dos usuários foi possível segmentar os prestadores para criar o que a TEM vem chamando de Ecossistema de Saúde.
Com um grande portfólio de serviços, conectados entre si por protocolos próprios de saúde, o Ecossistema apresenta sua nova proposta de entregar ao mercado Linhas de Cuidado que permitem aos parceiros oferecerem jornadas de utilização customizáveis ao nível do usuário. O mais importante, nesse caso, são os protocolos definidos para cada linha de cuidado e quais recomendações esse usuário vai receber na sequência.
Além do atendimento médico e ambulatorial, os clientes têm a possibilidade de acessar programas de cuidados por perfil, como por exemplo, TEM Mulher, TEM Viva Leve e TEM Acolher. “A ideia é cuidar da saúde preventiva, não apenas quando o cliente fica doente, queremos estar presente na vida dele, todos os dias”, completa Mariana.
Tecnologia aplicada à operação
A tecnologia faz parte do DNA da TEM Saúde desde a sua fundação. “Nascemos como uma solução de pagamentos, controlamos os dados de consumo em tempo real e agora estamos buscando melhores jornadas com autosserviço e IA, mas sempre pensando phygital. A TEM é uma empresa que valoriza o contato humano desde sempre. Mesmo automatizando muitos processos para permitir escala, nosso concierge é o coração da operação. Ele garante que cada cliente tenha sempre o que precisa. E monitoramos a satisfação com pesquisa NPS”, pontua Mariana.
De olho no futuro, a executiva conta que a empresa vem investindo no desenvolvimento de uma assistente digital de saúde capaz de acompanhar e antecipar as necessidades dos usuários, promovendo uma vida mais saudável e prevenindo problemas de saúde.
Um exemplo disso é que a empresa acaba de lançar uma nova versão do seu aplicativo, já com uma primeira versão de Chatbot que deverá evoluir para a Assistente Digital de Saúde. Até o início
do 2º semestre de 2024, essas aplicações já têm releases programadas com muitas novas funcionalidades.
Planos para o futuro
A TEM Saúde conta com uma agenda forte para criar programas de saúde para novos públicos, atendendo o usuário não só quando ele precisa de consultas e exames. A meta agora é expandir a penetração da empresa nos canais B2B. Segundo Mariana, “quando nós iniciamos o negócio havia uma dúvida sobre o modelo ter algum conflito ou concorrência com os planos de saúde, hoje com as nossas novas Linhas de Cuidado nós conseguimos um modelo altamente aderente e relevante, inclusive para população coberta por planos de saúde. Nossos programas propõem prevenção e o cuidado contínuo, um modelo que pode contribuir de forma comprovada na redução da sinistralidade dos planos. O desafio agora é mostrar para o RH o quanto podemos ser eficientes em baixarmos a conta com planos”.
Depoimentos
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“Após pesquisa e análises com nossa base de clientes, entendemos que um produto ligado à saúde era a prioridade zero. Assim, encontramos propósito com o produto oferecido pela TEM Saúde, em função da relação custo x benefício.
Estamos trabalhando em parceira com a TEM desde abril/20, juntos criamos o PagBank Saúde, que nada mais é do que uma customização do produto da TEM Saúde em White Label. Somos sócios de um projeto vencedor que só vem crescendo, nos últimos 04 meses, nossa base cresceu 21 vezes.
A TEM Saúde é um dos nossos principais parceiros, inclusive pela velocidade e flexibilidade para remodelar/customizar o produto e nos apoiar em campanhas e promoções.
A saúde e o bem-estar são um grande atrativo para a nossa marca. Somos um banco digital oriundo de uma operação muito grande de adquirência. Logo, temos clientes dos mais variados portes e o PagBank Saúde atende desde o cliente/empresa de maior porte até os microempreendedores”, afirma Cláudio Quaglia, gerente Geral de Seguros do PagSeguro.
![mapfre](https://revistaapolice.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Hilda-Vaz-da-Mapfre.jpg)
“Na MAPFRE nós acreditamos que o seguro de vida não foi desenvolvido para ser utilizado apenas em caso de falecimento do segurado. Ele é um instrumento de proteção que oferece uma série de benefícios resgatáveis, que podem ser aproveitados em vida.
A prevenção é uma das premissas de nossa companhia e a saúde é primordial para auxiliarmos nossos clientes, ainda mais em um momento em que os planos de saúde são reajustados acima da inflação média e ficam pouco acessíveis para boa parte da população.
Desde o início da pandemia nós tivemos que nos adaptar às novas práticas e a telemedicina foi fundamental para que as pessoas pudessem ter um acompanhamento médico à distância. A parceria com a TEM Saúde é um ótimo exemplo. Por meio do MAPFRE Cuidando de Você, oferecemos um programa de saúde particular com desconto em consultas e exames em uma rede de parceiros.
Mas o diferencial é que além de toda a expertise em inovação, a TEM, nossa parceira no programa, está comprometida em promover uma transformação positiva no setor. No MAPFRE Cuidando de Você, por exemplo, oferecemos consultas presenciais em mais de 50 especialidades por apenas R$ 50, mais de 1500 tipos de exames laboratoriais e de imagem com até 70% de desconto e rede de dentistas para consultas, exames e tratamentos odontológicos e ortodônticos com preços reduzidos.
Na MAPFRE, estamos constantemente aprimorando nosso portfólio com assistências e benefícios que atendam às necessidades da população e dos nossos segurados, e que podem ser aproveitados em vida.
Saúde e o bem-estar são pilares fundamentais para uma vida plena. Nossa parceria visa fidelizar cada vez mais nossos clientes, com produtos que ofereçam qualidade e preços acessíveis”, diz Hilca Vaz, diretora Técnica de Seguro de Pessoas da MAPFRE.
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“A maior riqueza de uma empresa reside em seu portfólio de clientes. Cuidar bem dessa carteira significa cuidar de pessoas, contribuindo para seu bem-estar geral e para o sucesso do relacionamento de longo prazo. Atender às necessidades básicas e proporcionar qualidade de vida, garantindo a satisfação do cliente, são elementos que agregam um diferencial competitivo.
A diferenciação primordial da TEM Saúde no mercado reside na qualidade e dedicação dos profissio-
nais que colaboram conosco. Eles se comprometem em atender nossos clientes com excelência, compreendendo as necessidades do nosso público, um exemplo disso é a preferência de nossos clientes pelo contato através de atendimento humano. Este é um aspecto que a TEM Saúde sabe e mantém, investindo constantemente nesse canal tão importante.
Saúde e bem-estar são fundamentais para nossa marca, proporcionando uma série de benefícios que incluem diferenciação no mercado, construção de confiança e fidelização dos consumidores. Estamos comprometidos em continuar investindo nesses aspectos para oferecer o melhor para nossos clientes, não renunciamos à nossa responsabilidade social corporativa”, afirma Jorge Sogayar Júnior, diretor Comercial e de Relacionamento da Afinz Seguros e Benefícios.
* Esta matéria foi publicada originalmente na Edição 295 da Revista Apólice