Em 2023, o seguro rural representou cerca de 11,2% da arrecadação de prêmios do mercado de seguros. Isso mostra que o potencial de crescimento do mercado é muito grande, considerando que o agronegócio é responsável por mais de 23% do PIB brasileiro. Por isso Apólice trouxe este especial.
A carteira registrou um aumento significativo em sua arrecadação no acumulado do ano, atingindo a marca de R$ 11,1 bilhões, representando um crescimento de 4,5% em relação ao período anterior.
Este é um setor com grande potencial de crescimento, levando em consideração a participação do agronegócio na economia brasileira. Entretanto, barreiras como falta de subvenção e conhecimento, mais um vez, emperram o desenvolvimento de novos produtos e serviços que possam atrair o produto rural.
Para preencher esta lacuna, muitas empresas estão investindo em novas tecnologias de olho na possibilidade de escalar produtos que possam atender a demanda de regiões e culturas específicas, ampliando a base de cobertura de clientes. Mas, para ampliar sua contratação, os pequenos produtores ainda dependem da subvenção governamental, cujos valores são definidos safra a safra.
Das novidades que o setor pode apresentar aos produtores, o seguro paramétrico (que já não é tão novo assim), contribui para a celeridade do processo de regulação de sinistros. Outro ponto importante podem ser os investimentos em energia limpa, que abrem espaço para mais competitividade e inovações.