Ultima atualização 28 de março

Mapfre dá dicas de segurança para quem vai viajar de carro na Páscoa

A maneira mais eficaz de evitar contratempos é realizar a manutenção preventiva do carro. Executivo da Mapfre enfatiza a importância de verificar o veículo antes da viagem

Com a Páscoa chegando, cresce o número de pessoas que vão pegar a estrada para passar o feriado em outras cidades. Para quem vai viajar com carro próprio, é importante se preparar com antecedência e tomar algumas medidas simples, que garantem uma viagem tranquila, como fazer a revisão do veículo e manter um comportamento seguro ao volante. A Mapfre listou algumas recomendações para os motoristas.

De acordo com Luiz Padial, diretor de seguro Auto e Massificados da seguradora, a maneira mais eficaz de evitar contratempos é realizar a manutenção preventiva. O especialista enfatiza a importância de verificar antecipadamente ao dia da viagem diversos componentes do veículo, como óleo do motor, pastilhas de freio, alinhamento e suspensão, correias e seus tensionadores. Vale ainda observar se há vazamentos no radiador ou se a peça precisa ser limpa, ajustar faróis, entre outras revisões. No momento da partida, o condutor também deve assegurar que a pressão dos pneus está adequada para o número de passageiros e o volume de bagagens no porta-malas. “Uma pressão inadequada pode comprometer a estabilidade na pista e a capacidade de frenagem do veículo, aumentando o risco de acidentes”, explica o executivo.

“Grande parte dos acidentes e contratempos que acontecem nesse período são evitáveis, caso o condutor tivesse tomado precauções simples. A manutenção do veículo precisa estar sempre em dia e o motorista ter prudência na direção e respeitar as regras do trânsito”, aconselha o especialista.

Além de manter o carro em boas condições, também é importante adotar práticas de direção segura, como manter a atenção na estrada, respeitar os limites de velocidade, usar cinto de segurança, evitar dirigir por longos períodos e iniciar a viagem com o corpo descansado. Também é fundamental que o motorista planeje a sua rota de viagem, consultando as condições climáticas e de tráfego.

O segurado que vai viajar de carro deve consultar a sua apólice com antecedência para relembrar todas as coberturas e assistências contratadas. Além disso, é importante ter o telefone da central de atendimento da seguradora e seus contatos em canais digitais anotados em um local de fácil acesso, como no celular ou numa agenda. Algumas seguradoras oferecem atendimento via WhatsApp ou por aplicativos dedicados e ter esses contatos à mão facilita o tempo de atendimento em caso de emergências durante a viagem.

“Sabemos que consertar um carro pode ser oneroso para o motorista, sobretudo, para aqueles que juntaram dinheiro ao longo do tempo para adquirir o veículo ou fizeram um financiamento. O seguro auto cumpre justamente esse papel, o de ser uma proteção financeira para cobrir despesas imediatas em caso de qualquer imprevisto”, explica Padial.

Documentos: Para evitar problemas legais, a documentação do condutor e do carro deve estar atualizada;

Dados da seguradora: Mantenha em local de fácil acesso o número da sua apólice e informações de contato com a central de atendimento;

Pneus: Devem estar em boas condições e calibrados de acordo com o manual do proprietário. Lembre-se do estepe;

Equipamentos de emergência: Certifique-se de que o macaco esteja em funcionamento. Inspecione o triângulo e observe se o seu sistema de pé está em boas condições. A chave de roda também é obrigatória;

Sistemas de Iluminação: Teste o funcionamento de todas as lâmpadas e luzes do veículo;

Freio: Verifique o nível de fluido do freio e identifique possíveis problemas durante as frenagens;

Correias do Motor: Certifique-se de que não estão ressecadas ou danificadas;

Óleo e água do motor: Verifique os níveis e faça as reposições necessárias;

Palhetas do para-brisa: Substitua se estiverem desgastadas;

Bagagem: Distribua o peso no porta-malas para manter o equilíbrio durante a viagem;

Descanse: faça pausas a cada duas horas para evitar a fadiga ou reveze com alguma pessoa.

Excesso de velocidade: Mantenha-se dentro dos limites permitidos, especialmente em condições adversas;

Cadeirinha: Bebês e crianças de até 7 anos devem ser transportados somente no banco de trás e acomodadas em assento apropriado.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO