Ultima atualização 23 de fevereiro

Open Insurance: Ecossistema ganha tração em 2024 ao incluir corretores

Como categoria essencial no mercado de seguros, os corretores terão o papel de traduzir as vantagens do ecossistema para o consumidor

O Open Insurance vem conquistando protagonismo na evolução do mercado de seguros no Brasil. Segundo estudo da consultoria Capgemini, em que foram ouvidos 78 executivos do mercado segurador brasileiro, 77% dizem acreditar que haverá inovações em produtos com o Open Insurance (Opin), 73% avaliam que novos competidores devem ingressar no mercado e 74% esperam que haverá uma crescente diversificação na intermediação. Ou seja, o novo ambiente de compartilhamento de dados terá forte impacto no modus operandi do mercado e será um divisor de águas para a indústria de seguros.

Danillo Branco

Já é possível perceber alguma tração no Opin ainda em 2024, sobretudo com a entrada de novos praticantes, como é o caso das insurtechs, emergindo com ofertas plug-and-play que conectam seguradoras tradicionais a canais de distribuição. Desta maneira, uma das grandes promessas da agenda Open, que é a junção com os dados do Open Finance chega mais perto de se tornar realidade.

Isso não somente estimula o desenvolvimento de ofertas customizadas pelas seguradoras, como também a uma nova cobertura ao mercado, permitindo ao corretor obter informações mais precisas e direcionadas ao perfil do cliente

Em 2024, provavelmente veremos a inclusão dos corretores em toda a discussão e na evolução do ecossistema. Como categoria essencial no mundo de seguros, eles terão o papel de traduzir as vantagens do Opin para o consumidor final. Mais do que isso, devem ser ouvidos para a construção de novas soluções que entendam os clientes de maneira mais profunda e personalizada.

Com o Open Insurance mais competitivo, o cenário tradicional tem a chance de se transformar em um ambiente 100% digital, que promete inovação e democratização dos serviços. Com a consolidação do Opin no mercado, as seguradoras que utilizarem de forma inteligente os dados dos consumidores sairão à frente pela capacidade de criar produtos personalizados.

Além disso, a integração das seguradoras ao Open Finance também abre portas para o surgimento de marketplaces, o que vai otimizar a jornada do consumidor no momento da escolha do seguro que realmente atenda à sua necessidade. Vale ressaltar que as soluções do Open Insurance não se limitam a comparadores de preços de seguros, mas permitem infinitas possibilidades na criação de ofertas direcionadas à Gig Economy, profissionais liberais ou para a parcela da população que possui renda informal.

Ainda uma novidade em franco desenvolvimento, o Open Insurance já mostra a que veio com inúmeros benefícios para consumidores, empresas e instituições financeiras.

* Por Danillo Branco, CEO da Finansystech

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO