Em um movimento estratégico único na saúde suplementar, a UnitedHealth Group, controladora da Amil, anunciou a venda da operadora de planos de saúde para o empresário José Seripieri Filho. Fundador da Qualicorp, Júnior, como é conhecido, assumirá o controle total da Amil, desvinculando-se da Qualicorp, da qual se desligou em 2019.
A magnitude da transação impressiona, totalizando R$ 11 bilhões, tornando-se o maior negócio de fusão e aquisição já realizado entre uma empresa e uma única pessoa física no Brasil. Fontes próximas ao negócio revelaram a jornalistas da grande imprensa que Seripieri financiou R$ 2 bilhões junto aos bancos Santander, Bradesco, BR Partners e BTG Pactual para viabilizar a transação.
O Conselho de Administração da UnitedHealth Group aprovou a venda, solidificando Júnior como o único proprietário da Amil. Sua disposição em assumir a empresa “porteira fechada”, absorvendo todos os passivos passados e futuros, foi determinante para o sucesso da negociação. O contrato, segundo os veículos de comunicação, isenta os americanos de qualquer responsabilidade futura relacionada à Amil.
A assessoria estratégica de Júnior na transação foi conduzida pelos escritórios Bichara Advogados e Spinelli Advogados, bem como pela BR Partners. Convicto de que é possível reestruturar a operadora de saúde, Júnior superou a concorrência da Bain Capital e do empresário Nelson Tanure na disputa pela Amil.
K.L.
Revista Apólice