Ultima atualização 14 de dezembro

Drex: pilares de segurança para a proteção da moeda digital brasileira

A revolução financeira está em curso, e as criptomoedas vêm desempenhando um papel crucial nesse processo. Com isso, uma das tendências mais interessantes é a tokenização de moedas fiduciárias, como o real digital (Drex), que está em fase de testes e foi desenvolvido pelo Banco Central Brasileiro (BCB). A digitalização de uma moeda tradicional tem como intuito garantir que as transações sejam mais eficientes e acessíveis, mas também traz preocupações significativas em relação à segurança. 

Segundo o BCB, já foram realizadas 705 operações experimentais no Brasil, entre os 16 consórcios participantes do piloto Drex. Ainda segundo o BCB, há a expectativa de realizar testes com a população na virada de 2024 para 2025, que é o final do mandato de Roberto Campos Neto, presidente da entidade. Com relação à tecnologia escolhida na fase de testes é a Hyperledger Besu, em que serão avaliados os benefícios da programabilidade oferecida por uma plataforma denominada DLT (Distributed Ledger Technology).

De acordo com o levantamento do Central Bank Digital Currency (CBDC) Tracker, atualmente apenas três países já lançaram uma moeda digital, sendo Nigéria (e-Naira), Bahamas (Sand Dollar) e Jamaica (Jan-Dex). Já em fase de piloto, existem 16 países, e em fase de conceito, existe a mesma quantidade, incluindo o Brasil, e mais de 50 países com o projeto em pesquisa.  

Apesar de a moeda digital brasileira ainda estar em prova de conceito para a realização de testes e o estágio de piloto ter previsão de início apenas para o primeiro semestre de 2024, acredito que seja fundamental entendermos com antecedência os principais pilares de segurança para sua implementação. 

O primeiro deles é a segurança da comunicação e a transação entre os nós da rede de blockchain. A operação deve estar registrada em todos os nós dos bancos e ser criptografada. Além de que as chaves privadas, para validar e realizar a proteção dos nós, evitam o surgimento dos chamados “nós piratas”.

Outro pilar importante é a custódia do token, que deve estar em um local seguro com acesso exclusivo, sendo o maior ponto de atenção, pois é necessário ter o controle de onde está, para que garanta a exclusividade no acesso. E atualmente, os bancos já possuem essa estrutura. 

Ainda não chegamos na fase piloto, mas uma questão adicional é o sigilo de quem está fazendo a transação, pois essas questões são complexas do ponto de vista de negócio e em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que rege sobre a privacidade das operações entre empresas e pessoas.

Caso atenda a esses requisitos, podemos afirmar que a moeda digital brasileira será mais segura que o dinheiro tradicional, pois terá mais rastreabilidade e poderá mitigar diversos tipos de ações criminosas, que normalmente acontecem com a utilização do dinheiro físico.

Portanto, o Drex é uma inovação que promete simplificar as transações e tornar o sistema financeiro mais inclusivo, assim como ocorreu com o Pix e com o open banking. E na minha opinião entendo que serão complementares, pois enquanto o PIX transaciona instantaneamente a moeda nas tecnologias atuais, o Drex representará a moeda física brasileira, o Real, mas no ambiente digital. O Drex proporcionará mais eficiência e, inclusive, a criação de novos produtos financeiros digitais, uma vez que a paridade será mantida, ou seja, 1 Drex promete ser sempre igual a 1 Real. 

Além disso, a tendência é que continuemos a avançar na era das criptomoedas e da tokenização de moedas fiduciárias e as instituições financeiras e os reguladores trabalhem em conjunto para desenvolver e implementar as melhores práticas de segurança para as empresas e a sociedade no geral. Assim, poderemos ter benefícios dessa inovação tecnológica sem comprometer a segurança financeira. 

Ainda, acredito que um dos objetivos será simplificar, agilizar e baratear as operações que fazem parte das atividades diárias da população, como a compra e a venda de bens, e também mais segurança para as empresas negociarem entre em si baseado em contratos inteligentes, já que existirá maior rastreabilidade nas transações. E para finalizar, existe um potencial na ampliação do mercado de investidores e da facilitação na comercialização de recebíveis futuros. Então, as expectativas são enormes para a moeda digital brasileira.  

*Otávio Viana é diretor de Pré Vendas e Produtos na NAVA Technology for Business

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock