Ultima atualização 23 de novembro

O que esperar do Open Finance e Insurance nos próximos anos?

De acordo com especialistas, o aumento da conscientização e da confiança do consumidor são peças-chave para impulsionar o avanço do Open Finance e do Open Insurance no Brasil

Mais de dois anos se passaram desde a implementação do Open Finance no Brasil, e muita coisa avançou no setor desde então. Segundo o Global Open Finance Index, que tem como objetivo avaliar o grau de avanço de 27 países na pauta do Open Finance, o Brasil é considerado um dos líderes nessa categoria.

De acordo com a pesquisa Open Finance Brasil, em 2021, 45,8% das pessoas se mostravam preocupadas em como seus dados financeiros seriam utilizados. Em 2023, esse percentual caiu para 34%. O estudo também mostra que a preocupação sobre falta de proteção dos dados reduziu de 41% para 28%. Ou seja, a confiança do brasileiro no Open Finance cresceu.

Para Murilo Rabusky, diretor de Negócios da Lina OpenX, o aumento da conscientização e da confiança do consumidor são peças-chave para impulsionar ainda mais o avanço do Open Finance no Brasil. “Grandes fintechs brasileiras têm desempenhado um papel central no crescimento do ecossistema, pois disponibilizaram rapidamente em seus aplicativos funcionalidades de agregação de contas e aprovação de limites de crédito, o que ajudou milhões de brasileiros a desbloquear o Open Finance. Já são 40 milhões de consentimentos ativos, o que significa que estas instituições que saíram na frente detêm um nível informacional e um grau de conhecimento sobre seus clientes que lhes possibilita inovar em sua oferta de produtos e serviços, e assim, gerar valor a partir do uso inteligente desses dados”.

Outra novidade é que, recentemente, o Banco Central inaugurou uma nova fase do Open Finance, que permite às instituições compartilhar dados de investimentos. Com as empresas acessando as informações completas dos investidores, o cliente pode receber ofertas de investimento mais direcionadas ao seu perfil financeiro.

O Open Insurance, sistema de seguros aberto, que operacionaliza e padroniza o compartilhamento de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistemas, com privacidade e segurança, também avança em suas fases de implementação.

Segundo Ícaro Demarchi, superintendente de Produtos da B3, o Open Insurance é uma realidade atualmente em formação no Brasil. “Primeiro, cabe destacar o pioneirismo da iniciativa em âmbito global. Mesmo na Inglaterra, onde o Open Finance se iniciou, não se vislumbra a entrada do Open Insurance no curto prazo e no Brasil já estamos caminhando para a fase final de processamento de ordem do cliente”, explica.

Nos próximos anos, testemunharemos a estabilização do ecossistema como um todo, conforme pontua Alan Mareines, CEO da Lina OpenX. “O mercado amadurecerá em um entendimento mais profundo das funcionalidades e benefícios do compartilhamento de dados e da personalização de produtos no setor. Além disso, reconheceremos o papel fundamental desempenhado por SPOCs, seguradoras e corretores neste ambiente. Nos próximos anos, também presenciaremos a harmonização e interoperabilidade entre os ecossistemas de Open Finance e Insurance, o que possibilitará jornadas mais completas e sem atritos no compartilhamento de dados e na oferta de serviços financeiros e de seguros”.

Demarchi também ressalta que essa agilidade e rapidez de implementação têm incentivado diversas empresas a dedicarem estudo e desenvolvimento na construção de oportunidades dentro do Open Insurance. “Do nosso lado, eu espero que o Open Insurance seja uma grande oportunidade de negócios em que seguradoras, corretores e os mais diversos prestadores de serviço de tecnologia possam se conectar, aperfeiçoando e desenvolvendo cada vez mais o mercado securitário. Particularmente, espero que tenhamos oportunidade de realizar negócios cada vez mais personalizados e aderentes a uma experiência fluida e única para o cliente. Especialmente na percepção de valor das razões de se contratar um produto de seguro”.

Como as instituições irão se beneficiar com este ecossistema?

“As seguradoras, SPOCs e corretores terão acesso a dados de alta qualidade e padronizados. Isso lhes permitirá desenvolver e oferecer produtos personalizados aos segurados, alinhados com seu perfil individual. Além disso, as instituições envolvidas poderão aprimorar sua compreensão sobre a posição de seus produtos no mercado e avaliar de forma mais precisa os riscos associados a novas contratações de apólices”, destaca Mareines.

“Estou olhando nesse momento para além do Open Insurance e focando no Open Finance que é a soma do Open Banking com o Insurance. Entendo que teremos um mar aberto de oportunidade para as instituições que identificarem que o Open é uma possibilidade enorme de ampliar seus horizontes de atuação. Teremos a possibilidade, via interoperabilidade entre esses mundos, de criar novos produtos aderentes ao universo financeiro e vice-versa”, aponta Demarchi.

O superintendente da B3 conclui que as instituições que entenderem essa ampliação de horizonte conseguirão obter vantagens comerciais relevantes. “E aqui eu destaco o papel dos corretores via Sociedades Processadoras de Ordem do Clientes (SPOCs). Essas entidades terão a capacidade de dar a segurança necessária para que o corretor tenha ainda mais acesso à informação dos clientes, ofertando ainda mais produtos para uma gama de riscos que ficarão mais evidentes. O ecossistema terá a capacidade de prover um ambiente de ganha-ganha que pode gerar ainda mais inclusão de pessoas e empresas sob a proteção do mercado securitário”.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock