Ultima atualização 01 de dezembro

Com cenário macroeconômico positivo, Previdência Privada deve seguir crescendo em 2024

A Icatu Seguros promoveu mais uma edição do "Encontro com Gestores" para debater as tendências do setor e os benefícios de investir em planos de previdência

EXCLUSIVO – Na manhã desta quinta-feira (30), a Icatu Seguros promoveu mais uma edição do Encontro Com Gestores. O objetivo do evento foi reunir especialistas do setor e gestores de investimentos para falarem sobre o atual momento do mercado e quais são as tendências para 2024, além de debaterem a evolução da Previdência Privada no Brasil ao longo dos anos.

Luciano Soares, CEO da Icatu, e Henrique Diniz, diretor de Produtos de Previdência, representaram a empresa no evento. A companhia alcançou recentemente R$ 50 bi sob gestão e possui um marketplace com cerca de 160 fundos de grade e mais de 100 gestores.

Segundo Soares, mesmo em anos desfavoráveis, o segmento sempre apresentou crescimento e reagiu de forma positiva. “Estamos em um momento de queda de juros no Brasil e no mundo. Do ponto de vista macroeconômico, o cenário é benéfico para a Previdência Privada, o que favorece a arrecadação do mercado. Somente entre janeiro e agosto, somam R$ 24,5 bilhões em captação líquida, um crescimento de 15,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso mostra a força do nosso setor”.

Para o executivo, um dos fatores que levaram a expansão da Previdência Privada foi a mudança regulatória que o segmento passou nestes últimos anos, o que fez com que os produtos ficassem mais parecidos e os gestores replicassem suas estratégias, fazendo com que o cliente final pudesse alavancar suas alocações.  “A diferença de performance dos fundos está cada vez menor, e isso ficará cada vez mais claro para os clientes. Nosso grande desafio é o educacional”.

De acordo com Diniz, além do cenário econômico positivo, após a pandemia de Covid-19, as pessoas estão mais sensibilizadas com a educação financeira e planejamento para o futuro, o que deve gerar mais oportunidades para o setor em 2024. “Atualmente, o principal desafio é o cliente decidir qual fundo escolher e qual o melhor gestor para o seu perfil. A indústria se modernizou e hoje podemos quebrar alguns tabus que cercavam a Previdência Privada no passado. Acredito que a reforma na Previdência Social ajudou neste processo”.

O diretor da Icatu falou sobre a efetividade da Previdência Privada em relação a outros tipos de investimentos, ressaltando a importância do seu papel no planejamento financeiro e até mesmo na sucessão patrimonial. “A portabilidade é muito vantajosa para o cliente final, pois permite que ele transite entre os fundos. Isso favorece a indústria, pois gera uma maior competição no setor e o desenvolvimento de novos fundos. Do ponto de vista sucessório, este é um dos instrumentos mais baratos para você destravar um inventário ou algo do gênero. Além disso, um plano de previdência é um produto competitivo, com benefícios e particularidades únicas, como a possibilidade de conversão em renda”.

Soares também reforçou a importância do seguro de vida como uma proteção financeira complementar aos planos de previdência. “Contar com um mix de produtos para garantir uma estabilidade financeira no futuro é fundamental. Vejo os próprios canais que falam sobre investimentos e finanças prestando mais atenção no seguro de vida, citando a diversificação de produtos para uma maior eficiência de acumulação. Com o aumento da longevidade no Brasil e em outros países, nosso mercado precisa investir em tecnologia para atrair mais distribuidores e proteger mais clientes”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO