Ultima atualização 30 de outubro

Como a revolução digital está transformando o setor de seguros

Com o consumidor cada vez mais digital, surge a necessidade das seguradoras atualizarem os modelos de negócio para acompanhar as expectativas e exigências dos clientes

A revolução digital está em pleno andamento, e o setor de seguros não é exceção. As companhias estão sob pressão para modernizarem as operações e adotarem novas tecnologias, para manter a competitividade. A transformação digital está trazendo oportunidades de crescimento e eficiência, bem como outros desafios.

Uma pesquisa da McKinsey mostrou que as companhias de seguros com capacidades avançadas de TI têm uma clara vantagem sobre as concorrentes em relação aos custos e à agilidade. Os líderes digitais mostram um crescimento quatro vezes acima da média do setor. E esses são apenas alguns dos benefícios da transformação digital em seguros.

Inon Neves

A tecnologia desempenhou um papel muito importante, pois trouxe maiores níveis de eficiência e economia de custos, que são repassados aos clientes. A ascensão do consumidor digital criou a necessidade das seguradoras atualizarem os modelos de negócio, para acompanhar as expectativas e exigências dos clientes. Isso significa fornecer produtos, serviços e modelos de preços mais personalizados, acessíveis e eficientes, juntamente com os recursos digitais em rápida evolução.

As seguradoras devem mudar as práticas tradicionais de marketing para se concentrarem em propostas de valor para o cliente. As empresas devem oferecer diferenciais no mercado, reduzindo ao mesmo tempo os dispêndios operacionais e aumentando os canais de acesso.

Para garantir que as companhias permaneçam competitivas no cenário atual, investir em tecnologias em expansão e utilizar estratégias de resiliência para se prepararem para outras mudanças de mercado não é apenas sensato, mas também necessário. Por exemplo, muitas companhias de seguros oferecem agora chatbots online, permitindo aos clientes resolver dúvidas sem a necessidade de fazer uma chamada.

Além disso, as seguradoras também estão aproveitando o poder dos algoritmos de aprendizado de máquina para personalizar ofertas e prever tendências de sinistros que podem afetar as políticas de cobertura e os preços dos prêmios. Sem contar que, muitos clientes têm agora acesso a ferramentas automatizadas para comparar planos de saúde e obter uma compreensão mais profunda do contrato. O aproveitamento desta tecnologia não só melhora a experiência do usuário, como também torna o processo mais rápido e eficiente para as seguradoras.

À medida que as seguradoras procuram satisfazer as crescentes exigências dos clientes, elas também enfrentam vários desafios para se tornarem digitais. Isso inclui a capacidade de acompanhar as crescentes expectativas dos consumidores em termos de velocidade, conveniência e personalização. Sem deixar de fora a digitalização de produtos e serviços para responder rapidamente às necessidades dos clientes, adoção de novas tecnologias, como Inteligência Artificial e automação enquanto precisam continuar mantendo a confiança, relevância e a privacidade.

Atender às demandas dos consumidores e, simultaneamente, adaptar-se a um cenário digital em rápida mudança será um desafio para muitas seguradoras. Mas, aderir a essa transformação é essencial para evitar interrupções e permanecer competitivo no futuro.

O futuro da indústria de seguros

A indústria seguradora de amanhã será, sem dúvida, moldada pela vontade de assumir riscos e abraçar a mudança. Tecnologias como Inteligência Artificial e aprendizado de máquina permitirão que as seguradoras avaliem e gerenciem, com precisão, os riscos de maneiras antes inimagináveis.

Além disso, a utilização crescente de recursos online permitiu às seguradoras simplificar as operações e trazer poupanças reais de custos, beneficiando tanto os próprios resultados como o bolso do cliente. É evidente que, para sobreviverem num cenário em constante mudança, as companhias de seguros devem adotar tecnologia de ponta para permanecerem relevantes neste ambiente altamente competitivo.

* Por Inon Neves, vice-presidente sênior da Access Latam

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock