Ultima atualização 10 de agosto

Caren: Atenção Primária as a Service gera economia para planos de saúde

Thiago Bonfim, Caren
Thiago Bonfim. Foto de Halei Rembrandt

EXCLUSIVO – Constituída em 2018, a Caren é um sistema inteligente e automatizado com seu próprio prontuário médico, que pode se integrar com outros prontuários para servir às soluções de Atenção Primária à Saúde. Na prática, são questionários de acompanhamento dos pacientes. A APS (Atenção Primária à Saúde), de acordo com definição da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), “na sua essência, cuida das pessoas e não apenas trata doenças ou condições específicas”.

A Atenção Primária está em alta, porque ela evita custos. “Hoje, não é mais aceito negligenciar o paciente e deixá-lo piorar”, afirma Thiago Bonfim, fundador e CEO da empresa . A Caren possui uma equipe para a construção dos questionários médicos, baseados em protocolos validados, para empoderar as equipes e para que elas possam escalar os atendimentos.

“Nós podemos escalar a capacidade de entrega das equipes. Uma empresa que consegue dobrar o número de beneficiários de 50 mil para 100mil, por exemplo, não precisa aumentar sua equipe na mesma proporção. Ela tem uma solução inteligente que consegue fazer a equipe trabalhar melhor”, acrescenta Bonfim.

Os clientes potenciais da Caren, atualmente, são os planos de saúde de autogestão, e planos e operadoras de saúde, de forma geral. A solução entende o objetivo dos parceiros para desenvolver os protocolos específicos para cada necessidade. “Passamos a perceber nos parceiros a demanda por planos de cuidados, uma relação mais longa, com pontos de checagem para interagir com o cliente e evitar que as enfermidades evoluam”, pontua Bonfim.

Um exemplo da aplicação da solução foi a implantação da Caren na FAPES (Fundo de Assistência e Previdência Social do BNDES), que passou a ter acesso às soluções de prontuário eletrônico, telessaúde e coordenação do cuidado, tudo em um único lugar, o que apoiou a implantação do programa de medicina de família (Atenção Primária), que hoje atende aos mais de 10 mil beneficiários do plano.

Os resultados alcançados possibilitaram que a parceria fosse expandida e, hoje, a Caren atua também nas áreas de inteligência de dados, programas de saúde automatizados e na gestão de medicamentos regulados, este último apurou apenas em 2022 uma economia, em custos evitados, de aproximadamente R$ 5 milhões, no processo de aquisição e administração de medicamentos de alto custo.

*com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO