Ultima atualização 01 de agosto

ANS lança novo boletim sobre planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de lançar um novo boletim periódico sobre dados do setor de planos de saúde no Brasil: o Panorama – Saúde Suplementar. Criado com o objetivo de reunir informações relevantes para dar transparência à sociedade, o informativo terá periodicidade trimestral e tratará de temas como números do setor, informações assistenciais e econômico-financeiras, demandas de beneficiários, normativas editadas pela ANS e programas e projetos desenvolvidos pela ANS visando a melhoria do setor.

“O Panorama – Saúde Suplementar é uma contribuição importante da Agência para a sociedade, pois vai facilitar o acesso a informações e a compreensão sobre o cenário do setor de planos de saúde. Quanto mais as pessoas conhecerem e entenderem o funcionamento do setor, mais preparadas estarão para tomar decisões de forma consciente”, destaca o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.

Para o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, a publicação tem um diferencial importante: “A ANS já tem uma cultura de disponibilizar dados em diversos formatos e ferramentas, tanto em seu site como no Portal Brasileiro de Dados Abertos. A nova publicação, além de reunir dados e informações já disponíveis, traz análises técnicas sobre o conteúdo, o que proporciona uma visão mais panorâmica do setor”, pontua.

A primeira edição traz dados referentes ao primeiro trimestre de 2023 e alguns dados atualizados até maio contemplando análises de um período mais abrangente, em uma perspectiva histórica. Os reflexos da pandemia de Covid-19 e seus possíveis desdobramentos no setor de planos de saúde também são abordados em diferentes seções desta publicação.

Veja como está organizado o boletim Panorama – Saúde Suplementar

Na seção Beneficiários de planos de saúde, é possível verificar informações como a evolução do número de pessoas com planos de saúde de 2000 a 2023; a mudança no perfil etário – mostrando que o envelhecimento das carteiras de planos de saúde acompanha o envelhecimento da própria população brasileira; e a correlação do PIB (Produto Interno Bruto) e dos empregos formais com o número de usuários de planos de saúde.

Em Assistência à saúde, o boletim apresenta indicadores sobre a utilização dos serviços de saúde nos últimos quatro anos, considerando o número de procedimentos realizados por pessoa.

Na seção Utilização da rede SUS por beneficiários, há dados sobre internações e procedimentos de alta complexidade realizados por usuários de planos de saúde no sistema público, assim como valores cobrados e efetivamente pagos pelas operadoras.

A publicação também mostra o Cenário econômico-financeiro do setor por meio de indicadores de resultado da saúde suplementar na operação médico-hospitalar. Os dados são apresentados em valores nominais (não ajustados pela inflação do período) ao longo dos últimos quatro anos, segregados entre resultado operacional, resultado financeiro e resultado líquido.

Na seção Demandas de consumidores, estão disponíveis informações sobre o acompanhamento mensal feito pela ANS das reclamações registradas em seus canais de atendimento, com dados sobre a natureza das demandas, do Índice Geral de Reclamações (IGR) e da Taxa de Resolutividade das queixas tratadas por meio da medição de conflitos via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP).

O Panorama traz ainda uma visão geral sobre Programas e projetos da ANS e Aspectos Normativos e Legais, que colaboram para uma melhor visão de como está o setor de planos de saúde.

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO