Ultima atualização 11 de abril

Assistência funerária: Como um plano pode apoiar o luto?

Auxílio da assistência funerária faz toda diferença e pode ser indispensável para que a dor e o sofrimento causados pela perda sejam respeitados

O assunto morte ainda é um tabu no Brasil. Culturalmente, existe muito receio sobre o tema devido ao eterno paradigma que é a questão da passagem. Por mais que a gente saiba que acontecerá, poucos se planejam da forma que deveriam. O problema é que, quando não se está preparado, além de ter de lidar com a perda em si, ainda é necessário resolver toda a parte burocrática e os custos abusivos de muitas empresas em momentos de fragilidade.

Quando ocorre algum óbito na família, as pessoas são obrigadas a enfrentar um processo desconfortável para a organização do velório e de demais trâmites necessários, como o inventário. A boa notícia é que existem alternativas para auxiliar nesse momento, como o plano funerário. Trata-se de um investimento seguro e certeiro, afinal, como qualquer outro serviço, quanto mais planejado o enterro, mais barato pode ficar.

João Paulo Magalhães

A assistência funerária tem o objetivo de amenizar o sofrimento das famílias enlutadas no que diz respeito às questões contratuais e à organização da burocracia. Só o fato de realizar a contratação de um serviço funerário em um momento de tranquilidade, com tempo hábil para pesquisa, é uma grande vantagem em relação às famílias que têm de realizar essa contratação de última hora.

Muitas vezes, sem tempo e condições psicológicas para cuidar de detalhes, as pessoas acabam desembolsando um valor mais alto, pois tudo o que é contratado de última hora acaba saindo mais caro. Quando se tem um plano confiável, no momento do óbito, a empresa contratada disponibiliza profissionais aptos para realizarem todo o escopo necessário na organização das cerimônias e papeladas. Isso tudo de acordo com o que é designado pela família, mas sem o envolvimento direto, o que evita desgastes dolorosos.

A missão é oferecer segurança e tranquilidade nos principais momentos delicados da vida, garantindo a assistência correta. Com a evolução das ofertas e as tecnologias aplicadas aos processos, os planos funerários podem trazer diversas opções nos dias de hoje.

Basicamente, são serviços pagos em vida, em pequenas parcelas mensais, para garantir após a morte assistências como urnas, funerária 24 horas, preparação, ornamentação, velório, sepultamento ou cremação, pagamentos de taxas e a resolução de documentações.

Os planos podem ser individuais ou familiares. Existe ainda a cobertura familiar estendida, permitindo que o cônjuge, filhos dependentes, pais e sogros também estejam cobertos, tudo privilegiando o máximo de tranquilidade.

Quando alguém falece, é realmente difícil dar conta de tantas obrigações em um momento de tristeza profunda. Fica difícil escolher alguém da família para providenciar todo o processo necessário, por isso se preparar pode ser um alívio para um momento tão complexo.

O mais importante para assegurar esse apoio é pensar no futuro e optar por uma empresa que esteja preparada para atender às necessidades de forma prática, intuitiva e sensível, garantindo menos preocupação e desconforto para a família. O auxílio recebido pela assistência funerária nesse momento faz toda diferença e pode ser indispensável para que a dor e o sofrimento causados pela perda sejam respeitados e vividos com presença.

* Por João Paulo Magalhães, sócio do Grupo Colina dos Ipês

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock